Descolonizar o humano

o papel da educação libertadora na reconstrução dos direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS06

Palavras-chave:

Educação libertadora, Pensamento descolonial, Direitos humanos

Resumo

O discurso hegemônico dos direitos humanos consolidado pela modernidade ocidental ostenta características coloniais assentadas em uma concepção homogênea e eurocêntrica de humanidade. O pensamento descolonial oferece instrumentos para a ruptura epistêmica com essa racionalidade e a construção de um paradigma pluriversal de direitos humanos. Nessa direção, a educação emancipadora oferece subsídios teóricos e práticos nessa direção. O artigo tem o objetivo de investigar, pelo método hipotético-dedutivo e pesquisa bibliográfica, as potencialidades da educação libertadora para o desprendimento da lógica colonial e a efetiva universalização dos direitos humanos. Questiona como a educação libertadora, na perspectiva de Freire (2022), pode contribuir para o enfrentamento da matriz colonial e para o estabelecimento de uma perspectiva pluriversalista de direitos humanos. Conclui que a educação libertadora contribui para a superação das estruturas de opressão que consolidam a colonialidade em matéria de direitos humanos, fomentando a libertação individual e coletiva e, em última instância, política.

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Biografia do Autor

Laerte Radtke Karnopp, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciado em Letras (UFPel). Auditor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Advogado.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Karnopp, L. R. (2025). Descolonizar o humano: o papel da educação libertadora na reconstrução dos direitos humanos. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1186–1201. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS06