Linguagem e poder

performances identitárias e resistência em dis-positivos discursivos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO04

Palavras-chave:

Linguagem, Identidade, Poder discursivo, Resistência cultural, Exclusão simbólica

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a relação intrínseca entre linguagem e identidade, explorando como o discurso atua como ferramenta de construção identitária e, simultaneamente, de exclusão social. Por meio de uma pesquisa bibliográfica crítica, fundamentada em teóricos como Foucault, Freire, Butler, Rajagopalan e Anzaldúa, investiga-se como a linguagem, em suas múltiplas formas (gestual, digital, oral), modela pertencimentos, hierarquiza saberes e perpetua desigualdades, mas também abre brechas para resistências. Os principais achados revelam que a linguagem é um campo de batalha simbólico: enquanto normas hegemônicas silenciam dialetos e sotaques marginalizados, movimentos periféricos ressignificam palavras, criam neologismos (como o pajubá, LGBTQIA+) e utilizam tecnologias para revitalizar línguas ameaçadas. Além disso, o poder disciplinar, analisado por Foucault, mostra-se presente em instituições como escolas e mídias, que naturalizam exclusões, mas também são palcos de insurgências. Conclui-se que a identidade é performativa, moldada por escolhas linguísticas que oscilam entre a submissão e a subversão, e que a crítica ao discurso é um ato político essencial para desmontar estruturas opressoras.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Angela Maria dos Santos Rufino, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora da UFAC e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAC). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos em Diversidade e Equidade Educacional (GPEDEE-UFAC).

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Linguística Aplicada (PUC-Rio, 1994) e Professor Titular da área de linguística aplicada ao letramento e à alfabetização da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação. Pesquisador bolsista de produtividade pelo Programa PROCIENCIA, mantido pela própria UERJ com apoio da FAPERJ, e pelo Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq). Docente e pesquisador bolsista da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Rufino, A. M. dos S., & Senna, L. A. G. (2025). Linguagem e poder: performances identitárias e resistência em dis-positivos discursivos contemporâneos. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1452–1467. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO04