Percepções e significados sobre a feminilização da gestão escolar na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO08Palavras-chave:
Gestão escolar, Feminização da docência, Educação básicaResumo
Com o processo de feminização da educação básica, a gestão escolar também se tornou majoritariamente feminina. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar, a partir da perspectiva de gênero, percepções e significados produzidos pelas mulheres sobre o fato de elas serem a maioria na gestão escolar da educação básica. É um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo analítico. Os dados foram produzidos por meio do envio de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, para mulheres diretorias de unidades escolares da rede estadual de Santa Catarina. Os achados foram categorizados e analisados a partir da perspectiva hermenêutica interpretativa (Minayo, 2014 e à luz dos pressupostos teóricos dos estudos de gênero, nas concepções que envolvem as relações de poder. Os resultados apontam que as mulheres produzem diferentes significados, ou seja, avaliam como sendo expressão do processo da feminização da docência, da igual habilidade de liderança entre homens e mulheres e, até, por terem certas habilidades que advém de uma suposta natureza feminina.
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