Percepções e significados sobre a feminilização da gestão escolar na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO08

Palavras-chave:

Gestão escolar, Feminização da docência, Educação básica

Resumo

Com o processo de feminização da educação básica, a gestão escolar também se tornou majoritariamente feminina. Portanto, o objetivo  deste artigo é analisar, a partir da perspectiva de gênero,   percepções e significados produzidos pelas mulheres sobre o fato de elas serem a maioria na gestão escolar da educação básica.  É um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo analítico. Os dados foram produzidos por meio do envio de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, para mulheres diretorias  de unidades escolares da rede estadual  de Santa Catarina. Os achados foram categorizados e analisados a partir da perspectiva hermenêutica interpretativa (Minayo, 2014 e à luz dos pressupostos teóricos dos estudos de gênero, nas concepções que envolvem as relações de poder. Os resultados apontam  que as mulheres produzem diferentes  significados, ou seja, avaliam como sendo expressão do processo da feminização da docência, da igual habilidade de liderança entre homens e mulheres e, até,  por terem certas habilidades que  advém de uma  suposta natureza feminina.

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Biografia do Autor

Sirnei Puntel Dal Maso, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Mestra em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, na Linha de Políticas Públicas e Cidadania. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas. Integra o grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) da Unoesc. Atualmente atua no setor do ensino da Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha de Santa Catarina.

Neiva Furlin, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio de doutorado na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM). Pos-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC).

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Dal Maso, S. P., & Furlin, N. (2025). Percepções e significados sobre a feminilização da gestão escolar na educação básica. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1583–1597. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO08