Próximo Dossiê: Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações

2024-08-27

DEZEMBRO DE 2025

Dossiê: Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações

Editores associados:

Danilo Araújo de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão - UFM) https://orcid.org/0000-0003-3222-3172

Constantina Xavier Filha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-7431-5123

Rita de Cassia Prazeres Frangella (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ) https://orcid.org/0000-0001-6392-4591

Monica Vallejo Ruiz, (Universidad de Múrcia, Espanha)  https://orcid.org/0000-0002-0461-3926,

 

Ementa:

Diversas pesquisas no campo curricular têm investigado como se dão os processos de subjetivação nas produções curriculares. As infâncias são tomadas também como instâncias de disputas pelos currículos que desejam produzi-las de certos modos, mostrando objetivos por vezes díspares e não lineares. Nesse sentido, o objetivo desse dossiê é reunir pesquisadoras/es que problematizem que currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias; enfatizamos que, para além dos currículos prescritivos direcionados para as infâncias, existem aqueles currículos feitos com as infâncias, constituídos de criação de possíveis e inventividades para muitas infâncias vivíveis nos currículos, marcados pelas resistências e por devires que fazem proliferar a diferença, o que propomos pôr em debate.

 

Prazo de submissão: de 20 de junho a 20 de julho de 2025

Previsão de publicação: dezembro de 2025, v. 25, n. 87