Levantamento e avaliação casuística dos pacientes atendidos no ambulatório de acupuntura da Clínica Veterinária Escola PUCPR: estudo retrospectivo

Autores

  • Tayná Ritielle Pereira Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Luiz Guilherme Achcar Capriglione Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Pedro Vicente Michelotto Jr Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Luiza Prado Ricardo dos Santos Mariani Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2023.21702

Resumo

A acupuntura é uma modalidade terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), com aplicabilidade para diversas enfermidades e espécies variadas. Neste contexto, o estudo retrospectivo fornece evidências que contribuem para a ampliação do seu entendimento e reconhecimento como uma abordagem integrativa comprovadamente eficaz. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento retrospectivo dos atendimentos realizados no ambulatório de acupuntura da Clínica Veterinária Escola da PUCPR (CVE-PUCPR), durante o período de junho de 2019 a junho de 2023, visando identificar e explorar o perfil dos pacientes atendidos, além de estabelecer a prevalência das enfermidades que afetam esses animais. Foram analisadas 419 fichas clínicas de 85 pacientes, com informações sobre data do atendimento, espécie, raça, sexo, idade, queixa (diagnóstico ocidental), diagnóstico correspondente na MTC e métodos de tratamento, incluindo pontos específicos. Os dados foram compilados e organizados em uma planilha para análise comparativa em termos de frequência e percentual. No ano de 2021 foi realizado o maior número de atendimentos (42% do total). A maioria dos pacientes eram da espécie canina (91,76%), seguida pela espécie felina (7,06%) e lagomorfos (1,18%). As fêmeas prevaleceram, representando 56% dos cães, 50% dos gatos e 100% dos lagomorfos. A maioria dos pacientes tinha mais de 6 anos de idade (70,88%), sendo SRD a raça mais atendida (32,05% dos cães e 83,33% dos gatos). As queixas mais comuns foram re-lacionadas ao sistema musculoesquelético (57,74%), sendo a discopatia a mais prevalente (88,89% em cães e 11,11% em gatos). Discopatia foi mais comum em cães SRD (28,57%), Shih-Tzu (17,14%), Lhasa Apso (8,57%) e Dachshound (8,57%). Segundo a MTC, a discopatia foi associada principalmente à deficiência de yin do rim (19,44%). O tratamento envolveu pontos de meridianos como rim, bexiga, estômago e baço-pâncreas, com agulha seca como método predominante. Através desse estudo pôde-se concluir que a maior prevalência de pacientes atendidos no ambulatório de acupuntura da CVE-PUCPR, no período de junho de 2019 a junho de 2023, foram cães, SRD, fêmeas, com mais de 6 anos de idade. O sistema musculoesquelético foi o mais acometido entre as queixas relatadas, tendo a discopatia como a enfermidade mais comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

1.
Pereira TR, Capriglione LGA, Michelotto Jr PV, Mariani LPR dos S. Levantamento e avaliação casuística dos pacientes atendidos no ambulatório de acupuntura da Clínica Veterinária Escola PUCPR: estudo retrospectivo. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 6º de dezembro de 2023 [citado 22º de novembro de 2024];21(ed esp). Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/31033

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>