Uso de terapia integrativa em caso de paralisia facial em muar – Relato de caso

Autores

  • Thasla de Freitas Santi Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Luiza Prado Ricardo dos Santos Mariani Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Luiz Guilherme Achcar Capriglione Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Pedro Vicente Michelotto Junior Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2023.21709

Resumo

Na medicina equina, a lesão em nervo facial é relativamente corriqueira, sendo a sua maior incidência devido a traumas e/ou compressões na região do músculo masseter. O tratamento clínico pode ser instituído junto com a terapia complementar, como a prática de acupuntura e eletroestimulação. Este resumo tem como objetivo relatar o caso de um burro de um ano de idade, o qual, ao sair da cocheira, cortou a região do músculo masseter do lado esquerdo. O animal foi sedado a fim de visualizar melhor a extensão e profundidade do corte, evidenciando lesão corto-contusa na região mandibular. Instituiu-se tratamento com dexametasona (2,5 mg/kg por via intravenosa por oito dias) e vitamina B12 (2.000 mcg/kg por cinco dias por via intramuscular). Sem sucesso, optou-se por realizar terapia complementar com acupuntura e eletroestimulação por meio da transcutaneous electrical nerve simulation (TENS). Ao iniciar as sessões, no exame físico pôde-se observar a paralização da região da narina e lábio, voltados para o lado direito, atingindo apenas o ramo bucal ventral do nervo facial. Foram realizadas cinco sessões de acupuntura com intervalo de dois dias, empregando-se o agulhamento seco nos acupontos estômago (E)-7, E-4, intestino grosso (IG)-20, triplo aquecedor (TA)-17 e IG4 (ponto mestre da face e boca), com agulhas de acupuntura 0,25 x 15mm. A eletroestimulação com TENS foi realizada em 250Hz no modo pulsado por 15 minutos, a cada dois dias, por dez dias. Associado às terapias, solicitou-se o uso de uma rede de feno, a fim de estimular diariamente a região paralisada ao animal procurar o feno para se alimentar. Ao final das cinco sessões, pôde-se observar uma grande melhora na região das narinas e lábio superior, que estavam centralizadas. Conclui-se que o uso da acupuntura como terapia complementar se mostrou eficaz neste caso de paralisia do nervo facial, uma vez que contribuiu para a centralização da região das narinas e lábio superior após as sessões de acupuntura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

1.
Santi T de F, Mariani LPR dos S, Capriglione LGA, Michelotto Junior PV. Uso de terapia integrativa em caso de paralisia facial em muar – Relato de caso . Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 6º de dezembro de 2023 [citado 22º de janeiro de 2025];21(ed esp). Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/31040

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>