Efeitos do uso combinado de fórmulas magistrais chinesas e dietoterapia chinesa no tratamento de hiperlipidemia, distúrbio urinário e lama biliar em cão geriátrico - Relato de caso

Autores

  • Gabriela Lima Dalmas Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Rodrigo Fagundes Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Luiza Prado Ricardo dos Santos Mariani Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Pedro Vicente Michelotto Junior Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Luiz Guilherme Achcar Capriglione Programa de Pós-Graduação em Acupuntura Veterinária, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2023.21705

Resumo

Nas últimas três décadas, a medicina tradicional oriental tem conquistado uma popularidade crescente no Ocidente. Esse crescimento está intimamente relacionado com a procura constante de abordagens terapêuticas inovadoras e não convencionais para lidar com questões de saúde, tanto em seres humanos quanto em animais. Enquanto a medicina ocidental se concentra na identificação de causas específicas para cada doença, a abordagem da medicina tradicional oriental difere, já que não categoriza as doenças da mesma maneira. Na perspectiva oriental, a saúde é vista como o estado natural do corpo e o objetivo do tratamento é restaurar o equilíbrio para permitir a cura eficaz. O relato de caso apresentado teve como finalidade demonstrar a eficácia no tratamento de distúrbio urinário, dislipidemia e lama biliar em um cão geriátrico. Utilizando métodos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como palpação abdominal e diagnóstico oriental, foram identificados desequilíbrios energéticos. O tratamento integrativo incluiu terapias chinesas, mudança na dieta e fórmulas magistrais. Após a administração das terapias, houve melhorias significativas do animal, evidenciadas por exames de urina, sangue e ultrassonografia. A discussão destaca a correlação entre os distúrbios apresentados e os princípios da MTC, abordando a influência do Qi e Xue. A escolha das fórmulas e dieta baseou-se nos meridianos afetados. A MTC foi obteve resultados na restauração do equilíbrio corporal e promoção da saúde em cães idosos, proporcionando uma alternativa segura aos tratamentos convencionais, conforme as necessidades individuais de cada animal. A abordagem integrativa não apenas aliviou sintomas clínicos, mas também tratou as causas subjacentes, reforçando a MTC como uma opção valiosa na medicina veterinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

1.
Dalmas GL, Fagundes R, Mariani LPR dos S, Michelotto Junior PV, Capriglione LGA. Efeitos do uso combinado de fórmulas magistrais chinesas e dietoterapia chinesa no tratamento de hiperlipidemia, distúrbio urinário e lama biliar em cão geriátrico - Relato de caso. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 6º de dezembro de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];21(ed esp). Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/31036

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>