O VITRAL RELIGIOSO MEDIEVAL NA GÊNESE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

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Resumo

O artigo que ora se apresenta, nasceu como subproduto de uma pesquisa de pós-doutoramento sobre vitrais religiosos no departamento de Teologia da PUC-PR. O objetivo dele é traçar paralelos entre a linguagem visual presente na arte do vitral religioso medieval e a dinâmica das histórias em quadrinhos. Ancestral tecnológico e conceitual da câmera escura, da fotografia, do cinema e da projeção em RGB, o vitral pode estar também na gênese das histórias em quadrinhos enquanto seu princípio dinâmico. Uma vez que a leitura da imagem visual não é algo totalmente intuitivo, possivelmente os vitrais (assim como outras formas de arte sacra e religiosa que os antecederam), contribuíram para o treinamento do olhar do homem medieval, desenvolvendo as competências essenciais para a formação de gerações de leitores de imagens. Nossa análise se baseará em textos sobre o vitral no contexto da arquitetura gótica e sobre retórica verbo-visual das histórias em quadrinhos, bem como na observação e comparação entre imagens dos dois gêneros discursivos. Ao final, esperamos apresentar os quadrinhos como herdeiros de uma parte importante do imaginário Ocidental.

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Biografia do Autor

Ed Marcos Sarro, UTFPR

Doutor em Ciências da Comunicação ECA/USP. Professor da Unviersidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

Sarro, E. M. (2023). O VITRAL RELIGIOSO MEDIEVAL NA GÊNESE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Caderno Teológico Da PUCPR, 8(1). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/31147