Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caderno Teológico da PUCPR?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

 

Antes da submissão do trabalho é importante atentar a algumas condições éticas (cf. FAPESP; COPE; ICMJE):

 

1. Compreende-se como autor cada pesquisador que tenha contribuído direta e substancialmente para a construção intelectual e criativa da pesquisa e de seus resultados. A disponibilização de recursos financeiros e/ou de infraestrutura não constituem coautoria. A orientação de trabalho acadêmico também não constitui coautoria.

2. Todos/as autores/as de um texto devem estar de acordo em relação ao conteúdo do manuscrito e a sua submissão em nosso periódico.

3. Todos os autores devem ser informados com seus respectivos e-mails para que cada um acompanhe o processo de avaliação.

4. Todos os autores devem informar seu ORCID.

5. Em caso de dossiês que possuam textos de autores convidados, os textos passam pela mesma apreciação cega por pares uma vez que é a qualidade do texto que definirá seu aceite.

6. O texto, ou partes dele (exceção feita a resumos, resumos expandidos, textos em anais de congressos, monografias, dissertações e teses), não foi publicado previamente nem mesmo em outro idioma.

7. Partes revistas de textos já publicados presentes no objeto da submissão devem receber nota explicativa remetendo à publicação original.

8. Durante o período de avaliação do texto, ele não deve ser submetido a outro periódico.

9. Uma vez aceito para publicação, os direitos autorais são transferidos ao Caderno Teológico.

10. Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros deve estar devidamente referenciado.

11. Em caso de disputa de autoria um e-mail deve ser enviado para o responsável da ouvidoria de más condutas editoriais (“[email protected]”).

 

Observações:

(1) se o/s autor/es não possui/rem cadastro ainda, favor clicar aqui.

(2) no cadastro, preencher obrigatoriamente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição, ID ORCID e o campo "Resumo da Biografia".

(3) depois de cadastrado, o autor deve acessar o sistema: clique aqui.

 

Os trabalhos submetidos ao Caderno Teológico devem ser enviados pelo sistema, da seguinte maneira:

 

Normas de Submissão

 

A) Os textos enviados devem seguir a seguinte estrutura:

Título e título traduzido para o inglês (centralizado, em fonte Times New Roman 12)

Resumo (entre 150 e 200 palavras)

Palavras-chave (mínimo de 3, máximo de 5)

Abstract

Keywords (mínimo de 3, máximo de 5)

Introdução

Textos com subtítulos (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...)

Conclusão

Referências bibliográficas e outras

Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 25 laudas (ou de 30 a 90 mil toques)

Fonte Times New Roman 12; Espaçamento 1,5cm; Primeira linha com recuo de 1,5cm.

Figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Os nomes dos autores devem aparecer apenas na página de metadados, preenchida quando da submissão do texto.

 

B) As citações devem seguir os seguintes critérios:

Citação livre: quando sem transcrever as palavras do autor, reproduzem-se suas ideias: De acordo com David Tracy (2006), a teologia deve atender a critérios públicos de argumentação na construção de seu discurso.

Citação textual: modelo Autor, Ano e página: diz respeito a transcrição literal de textos de outros autores. Exemplo: “As teologias feministas têm um papel particularmente relevante na formulação das teologias progressistas, tanto nas versões cristãs como nas islâmicas” (SANTOS, 2014, p. 53).

Citação direta até 3 linhas – dentro do corpo do texto.

Citação direta acima de 3 linhas – fora do corpo do texto com recuo de 4 cm; sem aspas, fonte Times New Roman 10, espaçamento simples.

 

C) Referências

As referências devem aparecer no corpo do texto, com citação direta ou indireta, seguindo o modelo Autor, Ano e página. O título da obra deve estar em itálico, não sublinhado, exceção para as URLs.

As notas de rodapé deverão ser apenas explicativas.

As referências bíblicas, de documentos ou de autores antigos devem seguir os modelos clássicos de citação, mas devem aparecer no corpo do texto.

 

D) Bibliografia: A bibliografia deverá ser listada ao final do texto, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT. Exemplo:

 

Livros

SANTOS, Boaventura de Sousa. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2014.

(ou)

SANTOS, B. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2014.

 

Capítulos de Livros

VILLAS BOAS, A. Espiritualidade não religiosa. In: FONTÃO, P. et al. Saúde e espiritualidade: espiritualidade na formação profissional em saúde. São Paulo: Martinari, 2017, p. 291-304.

 

 

Dissertações e Teses

GAULKE, André. Da ira à justiça: uma investigação do thymós e do reconhecimento para a ética contemporânea. SÁ, Alexandre Franco de. (Orientador). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.

 

Artigos

BEDFORD-STROHM, H. Teologia Pública e Responsabilidade Política. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 54, n. 1, p. 84-98, jan./jun., 2014.

 

Artigos em jornais

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. De animais, santo e gente. Jornal do Brasil: Caderno B. 09.19.1975.

 

Documentos eletrônicos

TEIXEIRA, Faustino. A dimensão espiritual da crise do coronavírus. 20 mar. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597292-a-dimensao-espiritual-da-crise-do-coronavirus. Acesso: 23 abr. 2020.

 

Obs: Sempre que possível buscar indicar ao menos o ano da publicação eletrônica.

 

 

Tradução

Quando for documento traduzido, colocar a expressão 'Tradução por' ou 'Tradução de' seguida do nome do tradutor logo após o título da obra.

 

Quando o autor traduz trechos de obras em seu texto é necessário incluir em nota de rodapé a expressão “tradução nossa” seguida do texto no idioma original.

 

 

Sobrenomes repetidos

NÃO USAR traços. REPETIR o sobrenome.

 

Exemplos:

RICOEUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Éditions du Seuil, 1990.

RICOEUR, Paul. Metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

 

 

Textos podem ser submetidos como: 

 

Artigos

Somente serão aceitos textos originais, que apresentem pesquisas e análises sobre ideias, temas, documentos, experiências e metodologias pertinentes à Área de Ciências da Religião e Teologia.

 

Resenhas

• As resenhas de livro deverão conter no máximo 5 laudas e apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês. 

 

Entrevistas e Debates

 

Serão aceitas entrevistas ou debates inéditos que sejam pertinentes à Área de Ciências da Religião e Teologia.

 

Deverão conter título (em português e inglês) resumo e abstract apresentando o entrevistado ou debatedores, palavras-chave e keywords e nome do entrevistador em nota de rodapé. O texto deverá ter no máximo 20 laudas.

 

Comunicações e Notas Bibliográficas

Resumos de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso deverão conter no máximo 3 laudas e apresentar o nome do autor, título, ano, nº de folhas, natureza do trabalho e área, instituição de ensino superior e local. O título dever ser traduzido para o inglês e informado entre parênteses. Depois desses elementos de identificação e referência devem vir: resumo, palavras-chave, abstract e keywords.

No rodapé deverá ser informado o nome do orientador e a data da defesa.

Também podem ser apresentadas sínteses de eventos acadêmicos e/ou textos breves apresentados nesses eventos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. Sugere-se a submissão do arquivo com as informações completas, sendo delegada à equipe editorial a preparação do texto para avaliação cega.
  7. O autor garante que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares, tais como mas não restritos a traduções, ilustrações, quadros e citações, as quais o autor também se compromete a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. O autor ainda declara que os trabalhos não contém declarações difamatórias, que atentem contra moral, bons costumes, código de conduta do Grupo Marista e/ou que viole direitos de propriedade intelectual.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.