Ética e tecnociência
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7777Resumo
Este trabalho procura explorar as conexões conceituais entre phronesis, techne e episteme. Busca oferecer elementos teóricos para a compreensão da evolução e das transformações conceituais nos domínios da ética e da técnica. Especula sobre o conceito de tecnociência, considerando-a altamente revolucionária diante das técnicas antiga e moderna. Visa fornecer elementos conceituais para favorecer uma interpretação crítica dos principais problemas e desafios de ordem ética, colocados pela emergência da sociedade tecnocientífica a partir da elaboração de uma filosofia da tecnociência. Discutem-se as posições de Jonas, Simondon e Engelhardt a partir da perspectiva de Hottois. Reconhece-se o horizonte conceitual proposto pela tecnofilia evolucionista, aquele que oferece as condições teóricas mais adequadas para a elaboração de uma ética tecnocientífica.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
ENGELHARDT, H. T. The foundations of bioethics. New York: Oxford, 1996.
GALIMBERTI, U. Psiche e Techne, o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus, 2006.
GUATTARI, F. Les trois écologies. Paris: Galilée, 1999.
HEIDEGGER, M. Heráclito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Scientiae Studia, v. 5, n. 3, p. 375- 398, 2007. Disponível em: <http://www.scientiaestudia.org.br/revista/ PDF/05_03_05.pdf>. Acesso em: 8 maio 2008.
HOTTOIS, G. Technoscience et sagesse? Paris: Pleins Feux, 2002.
HOTTOIS, G. Do renascimento à pós-modernidade. Aparecida: Idéias & Letras, 2008.
HOTTOIS, G. (Ed.). Évaluer la téchnique: aspects éthiques de la philosophie de la technique. Disponível em: <http://books.google.fr/books/about/%C3%89valuer_ la_technique.html?id=fyi80FBx-j0C>. Acesso em: 12 jul. 2009.
JONAS, H. O princípio responsabilidade, ensaio de uma ética para a civiliza¬ção tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.
LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Global, 1980.
PLATON. Republique. Paris: Garnier, 1958.
SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.