Freud’s Chows. On transcendental stupidity : a case study
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.26.039.AO05Abstract
This text explores the problem of transcendental stupidity in Sigmund Freud, Gilles Deleuze and Jacques Derrida’s works, seeking to combine it with (1) the paradoxical figure of Oedipus (the original complex) in psychoanalytical and philosophical tradition and (2) the symptomatic situation of some important animals (wolf and dog, symbols of wild and domestic life [i.e.: Freud’s Wolfs, Freud’s Chow-Chows]) in analyses and therapies. The case of the Man of the Wolves (der Wolfmann), the case of Mr. Sergei K. Pankejeff described in Aus der Geschichte einer infantilen Neurose, a fundamental dream in contemporary culture history, would be the point of departure.Downloads
References
ABRAHAM, N.; TOROK, M. Cryptonymie: Le Verbier de l’homme aux loups. Paris: Flammarion, 1976;
DELEUZE, G. Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France, 2003;
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mille Plateaux: Capitalisme et schizophrénie.
Paris: Éditions du Minuit, 1980;
DERRIDA, J. Chaque fois unique, la fin du monde. Paris: Galilée, 2003;
DERRIDA, J. Séminaire La bête et le souverain. Paris: Galilée, 2008;
EDMUNDSON, M. Death of Sigmund Freud: The legacy of his last days. New York: Bloomsbury, 2007;
FLAUBERT, G. À Louis Bouilhet. 4 septembre 1850. In: FLAUBERT, G.
Correspondance, I: 1830-1851. Paris: Gallimard, 1973.
GARDINER, M. (Ed.) L’Homme aux loups par ses psychanalystes et par lui-même. Paris: Gallimard, 1981;
GENOSKO, G. Introduction to the Transaction Edition. In: BONAPARTE, M. Topsy: the Story of a Golden-Haired Chow. New Jersey: Transaction Publishers, 1994;
LACAN, J. Le Séminaire de Jacques Lacan: Livre XXIII – Le sinthome, 1975-1976. Paris: Éditions du Seuil, 2005;
MALABOU, C. Who’s Afraid of Hegelian Wolves? In: PATTON, P. (Ed.).
Deleuze: a critical reader. Oxford: Blackwell, 1996;
PEETERS, B. Derrida. Paris: Flammarion, 2010;
PRECIADO, B. Manifiesto contrasexual. Barcelona: Anagrama, 2011;
RONELL, A. Stupidity. Urbana; Chicago: University of Illinois Press, 2003;
SCHWAB, G. Introduction. In: SCHWAB, G (Ed.). Derrida, Deleuze,
Psychoanalysis. New York: Columbia University Press, 2009;
STIGLER, B. États de choc: bêtise et savoir au XXIe siècle. Paris: Éd. Mille et une nuits, 2012;
ŽIŽEK, S. Organs without Bodies. New York; London: Routledge, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A autoria permanece com a pessoa autora da obra, que concede à revista e à PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado será regido pela licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual autoriza o compartilhamento do material, desde que devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original nesta revista. O autor compromete a cumprir o que segue:
- A pessoa autora manifesta ciência no que diz respeito ao tratamento dos dados necessários para a execução do presente instrumento, o qual será realizado nos ditames do art. 7º, V, da Lei 13.709/2018, declarando a pessoa autora, que foi devidamente informada da finalidade de utilização de seus dados bem como dos direitos que lhe são inerentes, ficando desde já disponibilizado o seguinte canal de comunicação para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida https://privacidade.grupomarista.org.br/Privacidade/
- A pessoa autora, desde já, autoriza a Revista de Filosofia Aurora e a EDITORA PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) a utilizar seu nome e imagem nos materiais de divulgação do objeto deste instrumento, em qualquer formato, mídia e meio de comunicação, bem como para as demais finalidades avençadas neste contrato.
- A pessoa autora afirma que a obra/material é de sua autoria e assume integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- A pessoa autora concede à Revista de Filosofia Aurora e à PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação da obra/material, de forma gratuita e não exclusiva, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A pessoa autora mantém integralmente os direitos patrimoniais e morais sobre a obra, podendo utilizá-la livremente em outros contextos, desde que respeitada a atribuição da publicação original.
- A PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- A pessoa autora autoriza a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor durante o processo de submissão e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela Revista de Filosofia Aurora, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.


