Schopenhauer e Nietzsche: sobre o conhecimento filosófico
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.26.039.AO02Resumo
Diante da epígrafe do livro Parerga e Paralipomena, “consagrar a vida à verdade”, Nietzsche
se pergunta se não seria melhor inverter os termos, dizendo: “consagrar a verdade à vida”.
Haveria nisso um elogio à ilusão, que poderia ser também traduzida na concepção que
diz que a linha do horizonte é o mais profundo, ou simplesmente um reconhecimento
da impossibilidade de se chegar a uma essência das coisas, que tornaria desnecessária a
divisão clássica entre essência e aparência, a qual, em termos kantianos, resolver-se-ia na
dicotomia entre fenômeno e coisa em si, e, em termos schopenhauerianos, nos pontos
de vista da Vontade e da Representação? Mas, por outro lado, noves fora, não seria mais
justo entendermos o conceito de Vontade como um Real, para falarmos em termos lacanianos,
do qual se toma um pouco de cada vez, apesar do inesgotável que representa? E
a Representação como algo que englobaria as categorias do Imaginário e do Simbólico,
tal como vemos prefigurado no Freud de Além do Princípio do Prazer?
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