Prolegômenos Schmittianos à energia política: Soberania, Legitimidade, Representação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.29.047.DS10Resumo
Neste texto, tracei caminhos de pensamento sobre a energia especificamente política baseado nos escritos de Carl Schmitt. Fora do paradigma da ciência natural – nomeadamente da física – proponho-me contrastar a energia política com o poder, retraçando as linhas da oposição aristotélica entre energeia e dunamis. Do mesmo modo, na teoria constitucional schmittiana, “a constituição absoluta” encontra-se do lado da plenitude energética, enquanto a “constituição relativa” baseia-se na força da potencialidade e numa perpétua escassez inerente ao fenómeno da entropia. Finalmente, reformulei a crítica de Schmitt da democracia representativa parlamentar em termos de uma energia emprestada que separa obras políticas, ou instituições, dos trabalhos que as animam. Consequentemente, defendo que é possível repensar o político como energia, para além das associações tradicionais de poder, força e violência.
Downloads
Referências
LE BON, G. The Crowd: A Study of the Popular Mind. New York: Macmillan, 1896.
LE BON, G. The Evolution of Forces. New York: D. Appleton & Co., 1908.
SCHMITT, C. Political Theology: Four Chapters on the Concept of Sovereignty. Trad. G. Schwab. London and Cambridge: MIT Press, 1985.
SCHMITT, C. The Crisis of Parliamentary Democracy. Trad. E. Kennedy. Cambridge and London: MIT Press, 1986.
SCHMITT, C. The Concept of the Political. Trad. G. Schwab. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1996a.
SCHMITT, C. Roman Catholicism and Political Form. Trad. G. L. Ulmen. Westport, CT and London: Greenwood Press, 1996b.
SCHMITT, C. Constitutional Theory. Trad. J. Seitzer. Durham and London: Duke University Press, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.