Representação e Transcendência em Catolicismo Romano e Forma Política
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.29.047.DS03Palavras-chave:
Representação, Transcendência, Decisionismo.Resumo
Schmitt tem o tema da representação como um dos eixos de suas reflexões. Este tema é desenvolvido principalmente em sua Teoria da Constituição, na qual, a partir da representação, Schmitt elabora sua noção de democracia. Por isso, toda a atenção dada a esse escrito pelos comentadores em geral. Entretanto, em um texto anterior, Catolicismo Romano e Forma Política, o tópico da representação é desenvolvido com detalhes. Nossa hipótese é que neste livro se encontra o que poderíamos considerar a estrutura da representação que Schmitt irá utilizar em suas reflexões posteriores. O objetivo do nosso artigo é explicitar qual seria esta estrutura, a saber, representação, decisionismo e transcendência.
Downloads
Referências
DOTTI, J. “El Hobbes de Schmitt”. In: Cuadernos de Filosofia. Faculdad de Filosofía y Letras, UBA, XX, 32, mayo, 1989. p. 57-69.
FERREIRA, B. O risco do político. Crítica ao liberalismo e teoria política no pensamento de Carl Schmitt. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
GALLI, C. Genealogia della politica. Carl Schmitt e la crisi del pensiero político moderno. Bologna: Il Mulino, 1996.
HOBBES, T. Leviathan. London: Penguin Books, 1985.
HOFMANN, H. Repräsentation. Studien zur Wort- und Begriffsgeschichte von der Antike bis ins 19. Jahrhundert. Vierte Auflage mit einer neuen Einleitung. Berlin: Duncker & Humblot, 2003.
MEIER, H. Carl Schmitt & Leo Strauss. The hidden dialogue. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.
SCHMITT, C. Der Begriff des Politischen. Text von 1932 mit einem Vorwort und drei Corollarien. 6. Auflage, 4. Nachdruck der Ausgabe von 1963. Berlin: Duncker & Humblot, 1994.
SCHMITT, C. Die geitesgeschichtliche Lage des heutigen Parlamentarismus. Achte Auflage. Berlin: Duncker & Humblot, 1996.
SCHMITT, C. Politische Romantik. Sechste Auflage. Berlin: Duncker & Humblot, 1998.
SCHMITT, C. Römischer Katholizismus und politische Form. 2. Auflage. Stuttgart: Klet-Cotta.
SCHMITT, C. Verfassungslehre. Neunte Auflage. Berlin: Duncker & Humblot, 2003.
SCHMITT, C. “The Visibility of the Church: a scholastic consideration”. In: SCHMITT, C. Roman Catholicism and political form. Connecticut, London: Greenwood Press, 1996. p. 45-59.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.