A TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: PROMESSAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.27.040.DS09Resumo
O objetivo do estudo é abordar a tecnologia no mundo contemporâneo. Serão discutidos alguns dos principais avanços que as conquistas científicas trouxeram para a humanidade e os riscos que tais inovações representam para a vida em sentido amplo. Será abordada inicialmente a teoria de Jeremy Rifkin sobre as novas matrizes energéticas. A teoria de Martin Rees será apresentada considerando-se os riscos existenciais. O foco central será a reflexão de Andrew Feenberg referente ao modo como a participação social pode auxiliar na democratização das decisões relativas ao design de novas tecnologias.Downloads
Referências
FEENBERG, A. Critical theory of technology. New York: Oxford University Press, 1991.
FEENBERG, A. Questioning technology. London; New York: Routledge, 1999.
FEENBERG, A. Transforming technology. New York: Oxford University Press, 2002.
FEENBERG, A. Between reason and experience. Cambridge: The MIT Press, 2010.
KURZWEIL, R. The age of intelligent machines. Cambridge: MIT Press, 1992.
KURZWEIL, R. The age of spiritual machines: when computers exceed human intelligence. New York: Viking, 1999.
KURZWEIL, R. Are we spiritual machines? Seattle: Discovery Institute Press, 2002.
KURZWEIL, R. The singularity is near: when humans transcend biology. New
York: Viking Press, 2006.
KURZWEIL, R. The intelligent universe: AI, ET, and the emerging mind of cosmos. New Page Books. 2007.
KURZWEIL, R. How to create a mind: the secret of human thought revealed. New York: Viking, 2012.
NEDER, R T. A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina; CDS; UnB; Capes, 2010.
NICOLELIS. M. Muito além do nosso eu. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
REES, M. Our final century: a scientist’s warning. London: Heinemann, 2003.
REES, M. From here to infinity: scientific horizons. London: Profile Books, 2011.
REES, M. What we still don’t know. London: Penguin Press, 2013.
RIFKIN, J. The biotech century. New York: Tarcher/Putnam, 1998.
RIFKIN, J. The age of access: the new culture of hypercapitalism, where all of life is a paid-for experience. New York: Tarcher/Putnam, 2000.
RIFKIN, J. The hydrogen economy: the creation of the worldwide energy web and the redistribution of power on earth. New York: Tarcher/Putnam, 2002.
RIFKIN, J. The European dream: how Europe’s vision of the future is quietly
eclipsing the American dream. New York: Tarcher/Penguin, 2004.
RIFKIN, J. The empathic civilization: the race to global consciousness in a world in crisis. New York: Tarcher/Penguin, 2009.
RIFKIN, J. The third industrial revolution: how lateral power is transforming
energy, the economy, and the world. New York: Palgrave Macmillam, 2011.
VERNE. J. 20 mil léguas submarinas. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.