Teoria crítica da biotecnologia e clonagem
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.27.040.DS08Resumo
Neste artigo, depois de se definir brevemente a ética crítica, toma-se a biotecnologia da clonagem humana como problema ético, e como o problema seria tratado à luz da teoria crítica da tecnologia de Feenberg. Por fim enfrentam-se as objeções à clonagem humana reprodutiva, e examina-se criticamente uma (hipotética) posição contrária, vinculada à teoria crítica da tecnologia.Downloads
Referências
BONELLA, A. E. Clonagem. In: MARQUES, A. (Org.). Dicionário de Filosofia Moral e Política. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2006. v. 1.
FEENBERG, A. On being a human subject: interest and obligation in the experimental treatment of incurable disease. The Philosophical Forum, v. 23, n. 3, p. 213-230, 1992.
FEENBERG, A. Modernity theory and technology studies: reflections on bridging the gap. In: MISA, T. J.; BREY, P; FEENBERG, A. (Ed.), Modernity and Technology. Cambridge: MIT Press, 2003. p. 73-104.
FEENBERG, A. Essere um soggetto umano: L’Aids e la crisi dela sperimentazione medica. In: SUOSO, M. Traduzione e comento critico del texto: Andrew Feenberg, Alternative Modernity. Roma: Università La Sapienza, 2004.
FEENBERG, A. O que é Filosofia da Tecnologia. In: NEDER, R. A teoria crítica
de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: UnB; Capes, 2010a.
FEENBERG, A. Teoria Crítica da Tecnologia. In: NEDER, R. A teoria crítica
de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília:
UnB; Capes, 2010b.
FRANSSEN, M., LOKHORST, G.-J., VAN DE POEL, I. Philosophy of
Technology. The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Winter 2013. Disponível em: <http://plato.stanford.edu/archives/win2013/entries/technology/>. Acesso
em: 10 jan. 2015.
HARRIS, J. The poverty of objections to reproductive cloning. In: COHEN, A.
I.; WELLMAN, C. H. Contemporary debates in applied ethics. Oxford: Blackwell, 2005a.
HARRIS, J. Cloning. In: FREY, R. G.; WELLMAN, C. H. (Ed.). A Companion to applied ethics. Oxford: Blackwell, 2005b.
KAHN, A. Clone mammals... clone man. Nature, n. 386, p. 119, 1997.
KAHN, A.; PAPILLON, F. Copies conformes, le clonage en question. Paris: Nil, 1998.
LACEY, H. Is Science value-free? Values and Scientific Understanding. London: Routledge, 1999.
LACEY, H. A controvérsia sobre os transgênicos: questões científicas e éticas. Aparecida: Idéias e Letras, 2006.
PENCE, G. Cloning. In: KUSHE, H.; SINGER, P. A companion to bioethics.
Oxoford: Blackwell, 2009.
RIFKIN, J. Why I oppose to Human Cloning. In: COHEN, A. I.; WELLMAN, C.
H. Contemporary debates in applied ethics. Oxford: Blackwell, 2005.
SEGRE, M.; SCHRAMM, F. R. Quem tem medo das (bio)tecnologias de Reprodução Assistida? Bioética, v. 9, n. 2, p.43-56, 2001.
TOOLEY, M. Philosophy, critical thinking and “after-birth abortion: why
should the baby live?” Journal of Medical Ethics, v. 39, n. 5, p. 266-272, May 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A autoria permanece com a pessoa autora da obra, que concede à revista e à PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado será regido pela licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual autoriza o compartilhamento do material, desde que devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original nesta revista. O autor compromete a cumprir o que segue:
- A pessoa autora manifesta ciência no que diz respeito ao tratamento dos dados necessários para a execução do presente instrumento, o qual será realizado nos ditames do art. 7º, V, da Lei 13.709/2018, declarando a pessoa autora, que foi devidamente informada da finalidade de utilização de seus dados bem como dos direitos que lhe são inerentes, ficando desde já disponibilizado o seguinte canal de comunicação para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida https://privacidade.grupomarista.org.br/Privacidade/
- A pessoa autora, desde já, autoriza a Revista de Filosofia Aurora e a EDITORA PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) a utilizar seu nome e imagem nos materiais de divulgação do objeto deste instrumento, em qualquer formato, mídia e meio de comunicação, bem como para as demais finalidades avençadas neste contrato.
- A pessoa autora afirma que a obra/material é de sua autoria e assume integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- A pessoa autora concede à Revista de Filosofia Aurora e à PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação da obra/material, de forma gratuita e não exclusiva, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A pessoa autora mantém integralmente os direitos patrimoniais e morais sobre a obra, podendo utilizá-la livremente em outros contextos, desde que respeitada a atribuição da publicação original.
- A PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- A pessoa autora autoriza a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor durante o processo de submissão e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela Revista de Filosofia Aurora, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.


