La estética más allá del arte: A propósito de Gilles Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.29.046.DS10Resumo
Este trabajo lleva a cabo un análisis de las críticas que la estética de Deleuze ha recibido y que se cifran en la imposibilidad de comprender las prácticas actuales del arte contemporáneo a través de su planteamiento. Por el contrario se tratará de demostrar cómo en realidad la estética deleuziana supone una superación del concepto de arte, por lo que no sólo su planteamiento no es moderno ni conservador, sino que permite salir del paradigma clásico en el que el arte contemporáneo sigue aún preso.
Downloads
Referências
ALLIEZ, E. Défaire l’image. De l’art contemporaine. Paris: Les presses du réel, 2013.
BADIOU, A. Deleuze: la clameur de l’être. Paris: Hachette, 1997.
BENJAMIN, W. “La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica”, Obras. Libro 1/ v.2, Madrid: Abada, 2008.
BUYDENS, M. Sahara. L’esthétique de Gilles Deleuze. Paris: Vrin, 2005.
CASTILLA, A. “Une philosophie artiste. Réflexions sur l’histoire (souterraine) de l’esthétique française contemporaine”. In LLEVADOT, L.; RIBA, J.;
VERMEREN, P. (Ed). Barcelone pense-t-elle en français? La lisibilité de la philosophie française contemporaine. Paris: L’Harmattan, 2016. p. 193-206.
DELEUZE, G. “A quoi reconnaît-on le structuralisme?” In: F. CHATELET (éd.),
Histoire de la Philosophie, t. VIII: le XXe siècle, Paris, Hachette, 1972. p. 299-335.
DELEUZE, G. La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. Barcelona: Paidós, 1987.
DELEUZE, G. Lógica del sentido. Barcelona: Paidós, 1989.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. ¿Qué es la filosofía?. Barcelona: Anagrama, 1993.
DÉOTTE, J-L. Le musée, l’origine de l’esthétique. Paris: Harmattan, 1993.
FOUCAULT, M. Las palabras y las cosas. Madrid: Siglo XXI, 1993.
MARZO, J. L. “Barceló, Barcelona (Sobre Miquel Barceló)”, Àrtics, n. 7,
-1988.
MENGUE, P. “De l’affect sans pathos à la figure sans visage. Problèmes d’esthétique deleuzienne”. In: JDEY, A (Ed.), Gilles Deleuze, la logique du sensible. Esthétique et clinique, Lille: Ed. De l’incidénce, 2013.
OSBORNE, P. El arte más allá de la estética. Ensayos filosóficos sobre arte contemporáneo. Murcia: CENDEAC, 2010.
PARDO, J. L. “¿Politización del arte? Ensayo sobre la falta de memoria”, Input, 1, 2014, pp. 17-22.
RANCIÈRE, J. “¿Existe una estética deleuziana?”, en ALLIEZ, E. (dir.), Gilles Deleuze. Una vida filosófica. Santiago de Cali (Colombia): 2002, p. 211.
RANCIÈRE, J. El malestar en la estética. Buenos Aires: Capital intelectual, 2012.
ROLNIK, S. ¿El arte cura? Barcelona: MACBA, 2006.
SAUVAGNARGUES, A. Deleuze et l’art. Paris: PUF, 2005.
SHINER, L. La invención del arte. Una historia cultural. Barcelona: Paidós, 2014.
SMITH, D.W. “Deleuze theory of sensation: Overcoming the kantian duality”. In: PATTON, P. (Ed.) Deleuze. A critical Reader. Malden (Massachussetts): Blackwell Publishers, 1996. p. 29-56.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.