A “concessão dolorosa” de Husserl na segunda edição de Prolegômenos: a ideia de verdade em si
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.26.039.DS05Resumo
O presente artigo aborda as concessões feitas por Husserl no texto de Prolegômenos, na segunda edição de Investigações Lógicas. O artigo mostra que a concessão mais difícil estaria exatamente na manutenção da ideia de “verdade em si” (Wahrheit an sich). Por um lado, Husserl afirma que a “verdade em si” não poderia depender da constituição da natureza humana, pois tal dependência abalaria o próprio sentido da ideia de “verdade”. Por outro lado, não deixaria de reconhecer a insuficiência da ideia de “verdade em si”, na medida em que tal ideia encobriria o importante problema da relação entre o real e o ideal.Downloads
Referências
BELL, D. Husserl. London; New York: Routledge, 1995. (The Arguments of the Philosophers).
BRENTANO, F. Psychologie vom empirischen Standpunkt. Hamburg: Meiner, 1973. Bd. 1. Primeira edição de 1874.
FARBER, M. The foundation of Phenomenology: Edmund Husserl and the quest for a rigorous science of philosophy. Cambridge: Harvard University Press, 1943.
FRAGATA, J. A Fenomenologia de Husserl como fundamento da filosofia. Braga: Livraria Cruz, 1956.
HUSSERL, E. Prolegomena zur reinen Logik. In: HUSSERL, E. Logische
Untersuchungen. Halle a. d. S.: Max Niemeyer, 1913. Bd 1. Primeira edição de 1900.
HUSSERL, E. Die Idee der Phänomenologie. Netherlands: Martinuos Nijhoff, 1950. (Husserliana, Bd 2). Primeira edição de 1907.
HUSSERL, E. Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Allgemeine Einführung in die reine Phänomenologie (Erstes Buch). Halle a. d. S.: Max Niemeyer, 1913.
JÄSCHE, G. B. Immanuel Kant’s Logik. Einleitung. Begriff der Logik. In:
HARTENSTEIN, G. (Ed.) Immanuel Kant’s Werke. Leipzig: Modes und
Baumann, 1838. Bd 1. Editado em 1800. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=vlgNAAAAYAAJ&pg=PA321&lpg=PA321>.
LIPPS, T. Die Aufgabe der Erkenntnistheorie und die Wundt’sche Logik.
Philosophische Monatshefte, v. 16, p. 529-539, 1880.
LIPPS, T. Grundzüge der Logik. Hamburg und Leipzig: Verlag von Leopold Voss, 1893. Digitized by the Internet Archive in 2010 with funding from University of Toronto. Disponível em: <http://www.archive.org/details/grundzgederlo00Iipp>.
TOURINHO, C. D. C. A ampliação da auto-reflexão da consciência: Kant e sua influência sobre a fenomenologia transcendental de Edmund Husserl. Princípios: Revista de Filosofia, v. 18, n. 30, p. 199-210, jul./dez. 2011.
TOURINHO, C. D. C. Versões da ‘transcendência na imanência’ na fenomenologia de Edmund Husserl”. Revista Philósophos, v. 17, n. 2, p. 107-130, jul./dez. 2012.
SANTOS, J. H. Do empirismo à fenomenologia: a crítica do psicologismo nas investigações lógicas de Husserl. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.