Deleuze, Resnais y Prigogine: El año pasado en Marienbad y los sistemas dinámicos inestables
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.29.046.DS03Resumo
Siguiendo lo expresado o sugerido por el filósofo francés Gilles Deleuze en su libro La imagen-tiempo: Estudios sobre cine 2, interpretamos, en el presente artículo, el film El año pasado en Marienbad del director francés Alain Resnais como un sistema dinámico inestable o caótico, teniendo como base las ideas del físico-químico Ilya Prigogine. Consideraremos los elementos visuales y sonoros de la película de Resnais como sistemas dinámicos que entran en relaciones de sincronía y asincronía, estableciendo de esta manera una compleja dinámica de regularidad y caos. Además, analizaremos algunos aspectos del espacio visual y del movimiento, gestos y corporalidad de los personajes desde esta perspectiva.
Downloads
Referências
BERGSON, H. Materia y memoria. Buenos Aires: Cactus, 2006.
DELEUZE, G. La imagen-tiempo: Estudios sobre cine 2. Barcelona: Paidós,
DELEUZE, G. Kant y el tiempo. Buenos Aires: Cactus, 2008.
DURÁN, R. Autoorganización y estructuras disipativas. La imagen de naturaleza
en Ilya Prigogine. Tesis de Doctorado en Filosofía. P. Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, 2013.
KIRSCH, W. Marienbad Revisited: A Feast for the Senses. Creative Screenwriting, v. 3, n. 1, 1996.
LOSILLA, C. La perversidad del cine moderno o breve guía para pasear por Marienbad. Cameo Media S. L., 2009.
PEÑA, F. M. El año pasado en Marienbad. Entrevista con Alain Robbe-Grillet,[en línea]. MALBA Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – Cine. Disponible en: <http://intranet.malba.org.ar/web/cine_pelicula.php?id=137>. Accedido el: 11 septiembre 2016.
O’DONOGHUE, D. L’année dernière à Marienbad (Last Year at Marienbad). Senses of cinema, n. 33, oct, 2004. Disponible en: <http://sensesofcinema.com/2004/cteq/last_year_at_marienbad/>. Accedido el: 1 marzo 2016.
PRIGOGINE, I. El fin de las certidumbres. Santiago de Chile: Andrés Bello, 1996.
PRIGOGINE, I. El nacimiento del tiempo. Barcelona: Tusquets, 1998.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. Entre el tiempo y la eternidad. Madrid: Alianza, 1990.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. La nueva alianza. Madrid: Alianza, 1994.
STEWART, I. ¿Juega Dios a los dados? Barcelona: Crítica, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.