Heidegger: a vida como possibilidade e mistério
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7515Resumo
O objetivo deste artigo é identificar uma estrutura fundamental, resultante da ontologia da vida orgânica esboçada por Heidegger nos Conceitos Fundamentais da Metafísica,que pode ser designada como “o mistério na vida”. Na primeira parte do texto destacoalguns elementos gerais da hermenêutica da vida. Na segunda, reconstruo a interpretação ontológica dos organismos animais que conduz ao conceito de aptidão, cuja determinação ontológica é que faz necessária a introdução de uma classe especial depossibilidade: o ser-possível como ser-apto. Na terceira parte, apresento a caracterização heideggeriana das aptidões como envolvimentos em comportamentos estruturados pela perturbação cativada (Benommenheit), ressaltando como a perturbação impedeque aos comportamentos possa ser atribuída a estrutura do algo enquanto algo, implicando que os organismos estão abertos a algo que não se lhes apresenta como aberto. Considerando a relacionalidade intrínseca aos organismos, essa limitação implica aimpossibilidade de determinar completamente a essência da vida. Portanto, argumento na última parte, a ontologia da vida elaborada por Heidegger não apenas exige um tipo especial de possibilidade para conceitualizar o ser apto orgânico, mas também resulta no reconhecimento de um mistério na vida.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Lo abierto. El hombre y el animal. Valencia: Editorial Pre-Textos, 2005.
BERMÚDEZ, J. L. Thinking without words. Oxford: Oxford University Press, 2003.
CARMAN, T. Heidegger’s analytic. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
FOLTZ, B. Inhabiting the earth. New York: Humanity Books, 1995.
HANSEN, C. The relatively happy fish. Asian Philosophy, v.13, n. 2-3, p. 145-164, 2010.
HEIDEGGER, M. Die Grundbegriffe der Metaphysik Welt: Endlichkeit - Einsamkeit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1983.
HEIDEGGER, M. Die Grundprobleme der Phänomenologie. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1989.
HEIDEGGER, M. Gelassenheit. 13. ed. Stuttgart: Klett-Cotta, 2004.
HEIDEGGER, M. Geschichte der Philosophie von Thomas von Aquin bis Kant. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 2006.
JARAN, F. Toward a metaphysical freedom: Heidegger‘s Project of a Metaphysics of Dasein. International Journal of Philosophical Studies, v. 18,
n. 2, p. 205-227, 2010.
LURZ, R. W. The philosophy of animal minds. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
NAGEL, T. What is like to be a bat? In: NAGEL, T. Mortal Questions. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.
PETZET, H. W. Encounters and dialogues with Martin Heidegger, 1929-1976.
Chicago: Chicago University Press, 1993.
REIS, R. R. Natureza e normatividade na hermenêutica ontológica de Martin Heidegger. Natureza Humana, v. 12, n. 2, p. 1-46, 2010a. (Parte 2).
REIS, R. R. Natureza e normatividade na hermenêutica ontológica de Martin Heidegger. Natureza Humana, v. 12, n. 2, p. 1-30, 2010b. (Parte I).
TORRES, J. C. B. Sobre a distinção heideggeriana entre órgão e instrumento e a revolução biológica contemporânea. Revista Filosófica de Coimbra, v. 19, p. 315-340, 2010.
TSCHUANG-TSE, R. G. T. T. Deutsche Auswahl von Martin Buber. Zurich:
Manesse Verlag, 1951.
WHITEN, A. et al. Cultures in chimpanzees. Nature, v. 399, p. 682-685, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.