Challenges and possibilities for values education in Brazil: Lessons from some school experiences | Desafios e possibilidades para a educação em valores no Brasil: Lições de algumas experiências escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532361Resumo
O Pacto Global sobre Educação do Vaticano tenta promover a compreensão da interconexão existencial e a promoção da solidariedade humana. Isto não é simples, pois a humanidade é um produto evolutivo de questões intergrupais e os valores correntes predominantes em todo o mundo são muitas vezes desfavoráveis. Além disso, muitas heranças históricas, culturais e institucionais num país como o Brasil são particularmente problemáticas. Muitos trabalhos exploram possibilidades no ensino de nível superior para promover os tipos de objetivos declarados no Pacto Global. No entanto, o amplo impacto requer iniciativas dentro dos sistemas de ensino básico. A parte principal deste artigo analisa, portanto, duas experiências em educação para valores em escolas de ensino fundamental e médio no Brasil: uma delas tenta alcançar um grande número de crianças a baixo custo por meio de um jogo online que promove questões ligadas à valores humanos para discussão; e a segunda experiência, em menor escala, tenta promover a consciência de valores não apenas em módulos curriculares específicos, mas também no funcionamento geral da escola.
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