Hypochondria: Theatrics of Alienation | Hipocondria: Teatralização da Alienação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532314

Palavras-chave:

Baudrillard, Molière, Alienation, Hyperreal, Critical theory, Guénon

Resumo

A noção de hiperreal de Jean Baudrillard comemora o fato de termos ultrapassado a era da metafísica, em que o real era o padrão das imitações. Agora as imitações se tornaram mais reais do que a realidade que imitam. A posição de Baudrillard surgiu da teoria crítica, mas sustentava que, junto com a era da metafísica, havíamos ultrapassado os “dramas da alienação”. Em muitas das obras de Baudrillard, parece que as pessoas exploradas estão, de fato, desempenhando o papel de alienados na sociedade. Ofereço uma desconstrução dessa posição perigosa com base em análises literárias da peça final de Molière, O Hipocondríaco, e do romance de Dan DeLillo, Ruído Branco, bem como do trabalho de Denis Guénoun sobre as implicações políticas do teatro. Essa desconstrução do hiperreal de Baudelaire revela a promessa de uma crítica política fenomenológica estética.

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Biografia do Autor

Duane Davis, University of North Carolina at Asheville

Professor Visitante de Filosofia, Purdue University, Professor Emérito de Filosofia, UNC Asheville

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Publicado

2025-06-24

Como Citar

Davis, D. (2025). Hypochondria: Theatrics of Alienation | Hipocondria: Teatralização da Alienação. Revista De Filosofia Aurora, 37. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532314

Edição

Seção

Fenomenologia, Mundo e Oikologia