Pacto Educativo Global: diálogos entre Papa Francisco, Zygmunt Bauman e Edgar Morin | Global Educational Pact: dialogues between Pope Francis, Zygmunt Bauman and Edgar Morin

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DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431884

Resumo

Este artigo trata da educação na contemporaneidade segundo a lógica do diálogo ético entre atores que marcam este tempo presente. Em suas diferentes perspectivas, este diálogo ético e educativo procura cuidar da pessoa e da vida planetária em tempos da cultura do descarte, da globalização da economia e de relações líquidas. Neste artigo, esta reflexão recai sobre o Pacto Educativo Global protagonizado pelo papa Francisco no possível diálogo com Zygmunt Bauman e Edgar Morin em suas diferentes perspectivas éticas e educativas. Todos, contudo, lançam luzes convergentes para o cuidado do ser humano e da vida no planeta em tempos de incertezas e de profundas mudanças que exigem nova ética educativa. Aqui, trabalhamos com o seguinte problema: É possível, a partir do Pacto Educativo Global do teólogo Francisco, estabelecer diálogos éticos e educativos com o sociólogo Zygmunt Bauman e o filósofo Edgar Morin? Para responder a tal questão, temos por objetivo compreender a possibilidade de diálogo ético-educativo entre o Pacto Educativo Global, do papa Francisco, a Globalização e o Mundo descartável, de Zygmunt Bauman, e a Civilização-Planetária, de Morin. Em sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica-documental e de natureza interpretativa, que se fundamenta em subsídios epistêmicos na teoria da complexidade. Os resultados evidenciam que o Pacto Educativo Global é chamado a fomentar um novo humanismo que promova uma cidadania ecológica em escala planetária, objetivando promover uma perspectiva de globalização com enfoque em uma educação para a ecologia integral, e que a educação sistêmica é chamada a operar com o pensamento complexo. Conclui-se pela continuidade do diálogo entre diferentes atores na consolidação de um Pacto Educativo Global promotor de educação integral.

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Biografia do Autor

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - (Unoesc)

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - PPGEd/Unoesc. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) - (PPGEd/Unoesc) e da Rede Sur Paideia - (PPGED/UTP). 

Sidinei Pithan da Silva , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professor do Curso de Educação Física, de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. Ijuí, RS, Brasil.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas/RS, Brasil

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do RS e possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Algarve. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional em diferentes contextos, da mesma instituição.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Tedesco, A. L., Silva , S. P. da, & Fossatti, P. (2024). Pacto Educativo Global: diálogos entre Papa Francisco, Zygmunt Bauman e Edgar Morin | Global Educational Pact: dialogues between Pope Francis, Zygmunt Bauman and Edgar Morin. Revista De Filosofia Aurora, 36. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431884

Edição

Seção

Pacto Educativo Global