Repensando a ordem de prioridade dos direitos educacionais na concepção de justiça educacional democrática global de Julian Culp | Rethinking the priority order of educational rights in Julian Culp's conception of global democratic educational justice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531833

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar criticamente a contribuição oferecida pela concepção de justiça educacional democrática global defendida por Julian Culp. Tal abordagem se insere no debate contemporâneo sobre justiça educacional oferecendo uma posição intermediária entre duas vertentes teóricas importantes, ou seja, entre posições que enfatizam a distribuição da educação em contraposição às que defendem a educação democraticamente adequada. Para Culp, a busca pela justiça educacional teria que garantir, prioritariamente, a oferta de uma educação democrática onde isso for necessário para garantir uma ordem democrática e deixar a definição relativa à distribuição da educação para procedimentos democráticos de tomada de decisão. Além disso, o autor defende a prioridade da realização da educação democrática global em todos os países para que, depois, se assegure a igualdade de oportunidades educacionais na dimensão doméstica. Este artigo pretende questionar a ordem de prioridades conferida por Culp aos direitos educacionais abrangidos por sua concepção de justiça educacional democrática global em sociedades onde é necessário alcançar uma ordem democrática mais estável. Por meio da discussão de alguns elementos que podem ser encontrados em sociedades com grandes desigualdades sociais e com traços autoritários, sugere-se que tal ordem seja invertida ou que a promoção de educação democraticamente adequada possa ser considerada moralmente equivalente à igualdade de oportunidades.

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Biografia do Autor

Franciele Petry, Universidade Federal de Santa Catarina

PPossui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com doutorado sanduíche CAPES-DAAD pela Johann Wolfgang Goethe Universität em Frankfurt am Main, Alemanha (Supervisão: Prof. Rainer Forst), e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Realizou Estágio Pós-Doutoral entre 2015 e 2016 na University College Dublin, Irlanda (Supervisão: Prof. Brian O'Connor). Realizou estadias de pesquisa de curta duração com bolsa DAAD/CAPES junto à Johann Wolfgang Goethe Universität em Frankfurt am Main em 2014 (Supervisão: Prof. Alex Demirovic), com bolsa DAAD em 2018 (Supervisão: Prof. Martin Saar) e em 2023 (Supervisão: Prof. Rainer Forst). Foi Coordenadora do Projeto Print-CAPES/UFSC entre 2018 e 2022. Atuou como Diretora de Comunicação da Anpof na gestão 2019-2020. Foi coordenadora do GT de Teoria Crítica da Anpof no período de 2018 a 2022. Exerceu a função de Chefe do Departamento de Filosofia de janeiro de 2020 a dezembro de 2021. Realizou Estágio Pós-Doutoral de 2022 a 2023 junto ao Cebrap-SP (Supervisão: Prof. Marcos Nobre). É Professora Associada II do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC. Dedica-se ao estudo de temas em Teoria Crítica e Filosofia da Educação em suas interlocuções com a Filosofia Política e com a Estética. Atualmente, é Chefe do Departamento de Filosofia.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Petry, F. (2025). Repensando a ordem de prioridade dos direitos educacionais na concepção de justiça educacional democrática global de Julian Culp | Rethinking the priority order of educational rights in Julian Culp’s conception of global democratic educational justice. Revista De Filosofia Aurora, 37, e202531833. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531833

Edição

Seção

Pacto Educativo Global