Filosofia Educacional e Educação Ambiental | Educational Philosophy and Environmental Education
DOI:
https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531420%20Resumo
Nesta comunicação procura-se estabelecer um fio condutor entre uma área específica no âmbito da Filosofia Educacional – Filosofia com Crianças e Jovens (FcCJ) – e Educação Ambiental. Analisando os pilares fundadores do método criado por Matthew Lipman, encontramos o que este filósofo e pedagogo designa como ‘Pensamento Complexo’, uma articulação entre Crítica, Criatividade e Cidadania (Caring Thinking). É justamente nesta última vertente, que também assume a tradução de pensamento interventivo, que se situa o elo que fomenta a ligação entre FcCJ e Educação Ambiental. Foi neste contexto específico que nasceu, na entrada do Séc. XXI, o projecto ECO_DIÁLOGO – O Diálogo Filosófico ao serviço da Educação Ambiental. Criado no âmbito do programa europeu DG XII (SOCRATES/Comenius 3.1), este projecto consistia numa parceria entre Espanha (Catalunha), Portugal e Áustria, sob coordenação do Grupo IREF destinado a criar materiais para trabalho nas escolas, visando evidenciar esta ligação à educação ambiental, como à formação de professores, em contexto europeu.
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