A escrita entre guerras: gênero, política e fascismo no pensamento de María Zambrano e Virginia Woolf | Writing between wars: gender, politics and fascism in the thought of Maria Zambrano and Virginia Woolf

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531312

Resumo

Este artigo visa apresentar aspectos das obras de Virginia Woolf e Maria Zambrano, duas proeminentes pensadoras do século XX, que abordaram as complexidades da guerra e da política a partir de seus contextos históricos. O texto examina como as vivências pessoais, as influências sociais e os eventos históricos moldaram as interpretações das autoras e como suas obras oferecem perspectivas únicas sobre questões políticas e éticas que permanecem ainda atuais, tais como o exílio frente à tirania, ao fascismo e às desiguais relações de gênero na sociedade patriarcal de classes.

Downloads

Biografia do Autor

Solange Aparecida de Campos Costa, Universidade Estadual do Piauí

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestrado em Letras (Área de Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Doutorado em Filosofia (Área de Metafísica) pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é professora Adjunto III da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Parnaíba e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal do Piauí (PPGFIL/UFPI), na linha de pesquisa: Linguagem, Conhecimento e Mundo.

Valéria Cristina Lopes Wilke, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/UFF (2009). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Bacharel e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes eixos: filosofia, informação e mídias; ensino de Filosofia (mídias e informação - tecnologias digitais - cinema - feminismos e gênero); filosofia, feminismos e gênero; filosofia e tecnologias digitais; filosofia e decolonialidade. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado Profissional em Filosofia em Rede- Núcleo UNIRIO.

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Costa, S. A. de C., & Wilke, V. C. L. (2025). A escrita entre guerras: gênero, política e fascismo no pensamento de María Zambrano e Virginia Woolf | Writing between wars: gender, politics and fascism in the thought of Maria Zambrano and Virginia Woolf. Revista De Filosofia Aurora, 37, e202531312. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531312

Edição

Seção

Repensando a violência na filosofia: Gênero, Política e Ressignificação