Para uma compreensão da “esperança” no surgimento do “homem do futuro” no final do Segundo Tratado da Genealogia da moral | For an understanding of “hope” in the emergence of “man of the future” at the end of the Second Treatise on the Genealogy of Morals

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431001

Resumo

O pensamento do eterno retorno do mesmo, embora esteja no cerne da filosofia tardia de Nietzsche, não é abordado diretamente na Genealogia da moral. Isso não significa que ele esteja ausente desta obra, e nem o poderia, pois o filósofo via na possibilidade cosmológica do retorno a nova medida de valor para uma tentativa de superação do niilismo. Realizar o exame genealógico sem levar em conta o pensamento do eterno retorno é, por conseguinte, não prestar atenção ao fato de que tal exame não se reduz ao diagnóstico e à crítica da moralidade, mas é realizado em vistas de sua superação. A questão que se coloca desde o início é, portanto, dupla: de que modo o pensamento do eterno retorno está presente na obra? E por que Nietzsche não o explorou conceitualmente?
A resposta encontra-se na compreensão da “esperança” no surgimento do “homem do futuro” – mencionado no final do Segundo Tratado da Genealogia da moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Xavier Rubira, Universidade Federal de Pelotas

Luís Rubira possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (2009), com estágio de estudos na Université de Reims Champagne-Ardenne/França (2007-2008) e pós-doutorado em Filosofia pela Université de Reims Champagne-Ardenne (2014-2015). É Professor Adjunto de Filosofia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN), Vice-Coordenador do GT-Nietzsche da ANPOF e Editor Associado da Revista Dissertatio. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Suas linhas de Pesquisa são Nietzsche e Filosofia Política Contemporânea. Tem como foco os seguintes temas: moral, tempo, valores, transvaloração, eterno retorno.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Eduardo Xavier Rubira, L. (2024). Para uma compreensão da “esperança” no surgimento do “homem do futuro” no final do Segundo Tratado da Genealogia da moral | For an understanding of “hope” in the emergence of “man of the future” at the end of the Second Treatise on the Genealogy of Morals. Revista De Filosofia Aurora, 36, e202431001. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431001

Edição

Seção

Fluxo contínuo