Concept and Practice of Dissensus in Félix Guattari’s Ecosophy | Conceito e prática do disenso na ecosofia de Félix Guattari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202430362

Resumo

Propõe-se uma abordagem da ecosofia de Félix Guattari com base na análise da lógica do dissenso. A hipótese é a seguinte: promover uma prática dissensual é fundamental para um conhecimento ecoetológico que busca a ressingularização da experiência no contexto da crescente homogeneização operada pelo Capitalismo Mundial Integrado (CMI). Como Guattari enfatizou durante sua visita ao Chile, o objetivo da eco-etologia não é a crítica do capitalismo, mas a mobilização de seu confronto ativo. A prática do dissenso, nesse sentido, possibilitaria agir contra os dispositivos homogeneizadores da subjetividade em um momento em que o capitalismo, depois de colonizar o mundo, coloniza também o inconsciente. O artigo trata da formulação do dissenso na visita de Guattari ao Chile em 1991, estabelecendo um contraponto com sua análise nos escritos dos últimos anos; em seguida, analisa a articulação da lógica dissensual na ontologia de Guattari. Por fim, é investigada a função da lógica do dissenso na configuração das instituições sob a perspectiva da transversalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricio Landaeta, Universidad de Playa Ancha, Chile

Patricio Landaeta es Doctor en Filosofía. Investigador y académico del Departamento de Artes Integradas, Universidad de Playa Ancha. En el año 2018, con el apoyo Conicyt (actual ANID), crea la Red Estudios Latinoamericanos Deleuze y Guattari (REELD&G) que reúne investigadoras e investigadores de artes, ciencias sociales y humanidades. Actualmente dirige el Proyecto ANID+FONDECYT Regular 2022 Nº 1220806: “Agenciamiento de deseo: Emergencia, función y proyecciones del concepto en el sur global”. En su investigación indaga en los cruces de filosofía, arte, política y territorio.

Cristobal Durán Rojas, Universidad de Talca, Chile

Cristóbal Durán es Doctor en Filosofía. Investigador y académico del Instituto de Estudios Humanísticos, Universidad de Talca. Desde 2016 coordina el Núcleo de Teorías de las Multiplicidades. Actualmente dirige el proyecto ANID+FONDECYT Regular 2023 N° 1240968: “Hacia un pluralismo ecológico: La construcción del concepto de pluralismo en Gilles Deleuze como matriz de comprensión para una lógica inclusiva de la coexistencia”. En su investigación indaga en los cruces de filosofía, ciencia y ecología.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Landaeta, P., & Durán Rojas, C. (2024). Concept and Practice of Dissensus in Félix Guattari’s Ecosophy | Conceito e prática do disenso na ecosofia de Félix Guattari. Revista De Filosofia Aurora, 36, e202430362. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202430362

Edição

Seção

Félix Guatarri and Latin America: outdated of micropolitcs, 30 years after his death