Μετοίκησις enquanto transvaloração existencial: Leitura fenomenológico-hermenêutica da morte e imortalidade da alma no Fédon | Μετοίκησις as existential transvaluation: phenomenological-hermeneutic reading of death and immortality of the soul in the Phaedo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202429156

Resumo

É inegável o valor histórico e filosófico da leitura usual doFédon, que enfatiza a dimensão imortal da alma que migraria em um plano metafísico, porém, aqui, propomos desenvolver a abordagem hermenêutico-fenomenológica e as implicações éticas decorrentes dessa interpretação. Faremos isso a partir da sugestão de Gadamer de traduzir o conceito de μετοίκησις como traslado da alma, o que abre precedentes para abordar a experiência de morte como um exercício espiritual que acontece e se finaliza na facticidade. Na primeira seção, destacaremos passagens e proporemos uma compreensão do Fédon a partir do mote da alma que muda de hábitos e se configura como uma transvaloração existencial. A seguir, mostraremos que a experiência de compreensão, calcada sobre a consciência da finitude, nos leva a intensificar e a ressignificar a noção de morte e a discussão sobre imortalidade da alma, como mudança da morada do ser, isto é, um modo de [re]orientar nosso modo de viver. Por fim, elucidaremos implicações éticas decorrentes da abordagem relativas aos temas da transfiguração de valores e da morte, divisão do corpo e da mente, orientação existencial, expressão da responsabilidade e modo de viver mais consciente em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Rohden, UNISINOS - Programa de Pós-Graduação

Possui graduação em Filosofia pela FAJE em convênio com Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com doutorado Sanduíche em Heidelberg (Alemanha) sob orientação do prof. Reiner Wiehl. Pós-doutorado no Boston College, EUA, com William Richardson, em 2006. Pós-doutorado na Penn State University, EUA, com Dennis Schmidt, em 2015. Bolsista do CNPQ. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Coordenador de DInter e Minter com FACC/MT. A principal especialidade filosófica gira em torno da tradição hermenêutica. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem Teoria do Conhecimento Etica Hermenêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, linguagem, hermenêutica filosófica, hermenêutica enquanto ética.

Leonardo Marques Kussler, Prof. Visitante UFPI

Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2012), Mestre em Filosofia (UNISINOS, Prosup/Capes, 2012-2014), Doutor em Filosofia (UNISINOS, Prosuc/Capes, 2014-2018), com estágio pós-doutoral (2019-2020) pela mesma instituição. Foi Pesquisador Visitante DCR FAPEPI/CNPq (2019-2021) na UFPI, onde desenvolveu outro projeto de pós-doutorado. É revisor, consultor de língua portuguesa e tradutor (inglês) de periódicos e livros há mais de uma década, com ênfase em textos acadêmicos. Filiado ao GT Filosofia Hermenêutica, da ANPOF. As áreas específicas contempladas em sua pesquisa, atualmente, são: Platão, Gadamer, Hegel, Filosofia como modo de vida, Foucault, Ética, Filosofia Oriental (Escola de Kyoto), RPG (Role-Playing Game), Educação, Política, Arte e Design.

 

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Rohden, L., & Marques Kussler, L. (2024). Μετοίκησις enquanto transvaloração existencial: Leitura fenomenológico-hermenêutica da morte e imortalidade da alma no Fédon | Μετοίκησις as existential transvaluation: phenomenological-hermeneutic reading of death and immortality of the soul in the Phaedo. Revista De Filosofia Aurora, 36, e202429156. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202429156

Edição

Seção

Fluxo contínuo