Biopolítica e (in)segurança em Foucault: elementos para um diagnóstico da gestão da pandemia de COVID-19 no Brasil | Biopolitics and (in)security in Foucault: elements for a diagnosis of the management of the COVID-19 pandemic in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.34.061.DS08Palavras-chave:
Foucault. Biopolitics. Mechanisms of security. Pandemics. Brazilian government.Resumo
Diante da crítica ao controle biopolítico exercido na pandemia de COVID-19, defendemos a importância de um reexame das reflexões foucaultianas para que o diagnóstico crítico do presente seja acompanhado de uma análise criteriosa dos campos de força e saber em que tais controles ocorrem. Tendo em vista a correlação entre os mecanismos de segurança e a gestão das inseguranças, argumentamos que na gestão da pandemia pelo governo executivo brasileiro, os excessos de poder se deram mais pela falta de imposição de medidas sanitárias restritivas e obstáculos ao controle de contágio do que por ações restritivas das clássicas liberdades individuais.
Downloads
Referências
BROWN, Wendy. In the ruins of neoliberalism: the rise of anti-democratic politics in the West. New York: Columbia University Press, 2019.
CANDIOTTO, Cesar. A dignidade da luta política: incursões pela filosofia de Michel Foucault. Caxias do Sul: EDUCS, 2020.
CEPEDISA; CONECTAS. Direitos na Pandemia. Boletim N.10. Accessible in < https://cepedisa.org.br/publicacoes/ > accessed in 01/14/2022.
FOUCAULT, Michel. Dits et écrits, Vol II. Paris : Gallimard, 2001.
FOUCAULT, Michel. Essential Works of Michel Foucault: Power. New York: Penguin, 1994.
FOUCAULT, Michel. History of sexuality Vol I. New York: Pantheon Books, 1978.
FOUCAULT, Michel. Security, territory, population. New York: Palgrave MacMillan, 2007.
FOUCAULT, Michel. Society must be defended. New York: Palgrave MacMillan, 2003.
FOUCAULT, Michel. The birth of biopolitics. New York: Palgrave MacMillan, 2010.
LEMKE, Thomas. Foucault, governmentality and critic. London; New York: Routledge, 2016.
LORENZINI, Daniele. Biopolitics in the of coronavirus. IN: CRITICAL INQUIRY. Vol 47. N.S2. Chicago: University of Chicago Press, 2021, pp.40-45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A autoria permanece com a pessoa autora da obra, que concede à revista e à PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado será regido pela licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual autoriza o compartilhamento do material, desde que devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original nesta revista. O autor compromete a cumprir o que segue:
- A pessoa autora manifesta ciência no que diz respeito ao tratamento dos dados necessários para a execução do presente instrumento, o qual será realizado nos ditames do art. 7º, V, da Lei 13.709/2018, declarando a pessoa autora, que foi devidamente informada da finalidade de utilização de seus dados bem como dos direitos que lhe são inerentes, ficando desde já disponibilizado o seguinte canal de comunicação para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida https://privacidade.grupomarista.org.br/Privacidade/
- A pessoa autora, desde já, autoriza a Revista de Filosofia Aurora e a EDITORA PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) a utilizar seu nome e imagem nos materiais de divulgação do objeto deste instrumento, em qualquer formato, mídia e meio de comunicação, bem como para as demais finalidades avençadas neste contrato.
- A pessoa autora afirma que a obra/material é de sua autoria e assume integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- A pessoa autora concede à Revista de Filosofia Aurora e à PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação da obra/material, de forma gratuita e não exclusiva, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A pessoa autora mantém integralmente os direitos patrimoniais e morais sobre a obra, podendo utilizá-la livremente em outros contextos, desde que respeitada a atribuição da publicação original.
- A PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- A pessoa autora autoriza a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor durante o processo de submissão e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela Revista de Filosofia Aurora, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.


