Reflexões sobre biopolítica: subjetivação, vida nua e formas de vida | Reflections on Biopolitics: Subjectivation, Bare Life and Life Forms
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.035.e202328894Palavras-chave:
Biopolítica, Biopoder, Subjetivação, Vida Nua, Forma-de-vidaida.Resumo
O objetivo principal deste artigo consiste em explicitar a significação dos conceitos de biopolítica e biopoder na obra de Giorgio Agamben, com apoio em noções cardinais como exceptio, vida nua, sujeito e forma-de-vida. Para tanto, serão mobilizados estratégicos recursos teóricos e metodológicos na filosofia jurídico-política deste pensador, de modo a possibilitar uma adequada compreensão de suas semelhanças e diferenças relativamente a elementos congêneres definidos por Michel Foucault.
Downloads
Referências
Agamben, G. (1996). Mezzi senza fine. Note sulla politica. Turim: Bollatti Boringuieri.
Agamben, G. Quel Che Resta di Auschwitz. L’Archivio e il Testimonie. Torino: Bollati Boringhieri, 1998.
Agamben, G. O Poder Soberano e a Vida Nua. Homo Sacer I. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
Agamben (2005). O Que é um Dispositivo. In: Revista Outra Travessia. Florianópolis: UFSC.
Agamben, G. (2006). A Linguagem e a Morte. Um Seminário Sobre o Lugar da Negatividade. Oitava Jornada. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Agamben. G. (2010). Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burigo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Agamben, G. (2014). L’Uso dei Corpi. Vicenza: Neri Pozza Editore.
Agamben, G. (2015). Meios sem fim: Notas Sobre a Política. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Agamben. G. (2019). A Propósito de Tiqqun. In: Tiqqun. Contribuição Para a Guerra em Curso. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. São Paulo: N-1.
Agamben, G. (2021 a) La nuda vita e il vacino. In: https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-la-nuda-vita-e-il-vaccino.Consultado em 28.10.2021.
Agamben, G. (2021 b) Intervento al convegno degli studenti veneziani contro il greenpass l’11 novembre 2021 a Ca’ Sagredo - Quodlibet, visitado em 19.01.2022.
Benveniste, E. (1976). Problemas de Lingüística Geral. I. Trad. Maria G. Novak e Luiza Neri. São Paulo, Cia. Ed. Nacional, Ed. da Universidade de São Paulo.
Foucault, M. Histoire de la Sexualité. La Volonté de Savoir. Paris: Gallimard, 1976.
Foucault, M. (1994). «L'éthique du souci de soi comme pratique de la liberté» (entretien avec H. Becker, R. Fornet-Betancourt, A. Gomez-Müller, 20 janvier 1984), Concordia. Revista internacional de filosofia, nº 6, juillet-décembre 1984, pp. 99-116. In: Dits et Écrits IV. 1980-1988. Paris: Gallimard, 1994.
Levi. P. (1989). La Tregua. Torino: Einaudi.
Levinas, E. De L’Évasion. Montpellier: Fata Morgana, 1982,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.