Nietzsche, Feyerabend e Foucault: um diálogo sobre o eclipse da ciência na política atual

Autores

  • Fernando Luiz Zanetti Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Karol Natasha Lourenço Castanheira Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.060.DS08

Palavras-chave:

Ciência. Dispositivo. Poder. Vigilância Sanitária.

Resumo

Este estudo toma a ciência como um espaço atravessado por forças que a constituem a partir de múltiplos jogos de interesses. Em seguimento a tal contexto visa-se entender como a ciência institucionalizada como princípio dominante do saber na idade moderna perde potência na contemporaneidade. Tal reflexão apoia-se nas formulações de Nietzsche/Deleuze, Feyerabend e Foucault. Considera-se, ao final, que os jogos de verdadeiro e falso e a retirada do teor valorativo — de atividade ou reatividade, nobreza ou vileza — das práticas científicas criaram um solo propício para o fortalecimento da verdade relativa, da ficção e da moral. Contudo, em momentos de crises, como as de emergência sanitária, recorre-se ao saber científico como tábua de salvação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Zanetti, Universidade do Estado de Minas Gerais

Fernando Luiz Zanetti é doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2013-2015). É professor da Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO e professor da Universidade Estadual de Minas Gerais na Unidade Frutal e no mestrado da Faculdade de Educação da UEMG. Trabalha nas áreas da Psicologia Social, da Filosofia e da Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, educação e psicologia, reforma psiquiátrica, gestão de riscos, cidade, oficinas culturais, terceiro setor.

Karol Natasha Lourenço Castanheira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação pela Unesp, possui mestrado em Comunicação Midiática pela Unesp e formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Vinculada como docente efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Frutal e coordena atualmente o Curso de Jornalismo. Atua principalmente na linha de comunicação política e comunicação pública.

Referências

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? In: AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

COSTA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, G. A Ilha Deserta. São Paulo: Iluminuras, 2006.

DELEUZE, G. Nietzsche e a Filosofia. Trad. Marian de Toledo Barbosa, Ovídio de Abreu Filho. São Paulo: n-1edições, 2018.

FEYERABEND, P. Contra o Método. Trad. Cezar Mortari. São Paulo: UNESP, 2007.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1975. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Org.e trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, M. O que é a crítica? (Crítica e Aufklärung). Cadernos da F.F.C. (Faculdade de Filosofia e Ciências — UNESP), Marília, v. 9, n. 1, 2000.

FOUCAULT, M. Foucault Estuda a Razão de Estado. In: FOUCAULT, M. Estratégias, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso no Collége de France (1978-1979). São Paulo: Martins, 2008a.

FOUCAULT, M. Segurança, território e população: curso no Collége de France (1977-1978). [S.l.: s.n.], 2008b.

FOUCAULT, M. Em Defesa da Sociedade: curso no Collége de France (1975-1976) São Paulo: Martins Fontes, 2010.

KANT, I. Resposta à pergunta: que é Esclarecimento? In: KANT, I. Textos seletos. Ed. bilíngue. Trad. de Floriano Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.

MARTINS, C. As narrativas do gênio e da salvação: a invenção do olhar e a fabricação da mão na educação e no ensino das artes visuais em Portugal (de finais de XVIII à primeira metade do século XX). 2011. Tese (Doutorado em Educação) — Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011.

NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

ROUANET. S. O olhar iluminista. In: NOVAES, A. (Org.). O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Zanetti, F. L., & Lourenço Castanheira, K. N. (2021). Nietzsche, Feyerabend e Foucault: um diálogo sobre o eclipse da ciência na política atual. Revista De Filosofia Aurora, 33(60). https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.060.DS08