O FILÓSOFO DA VIDA MODERNA: BAUDELAIRE, MERLEAU-PONTY E A ARTE DA CRÍTICA FENOMENOLÓGICA

Autores

  • Duane H. Davis Universidade da Carolina do Norte em Asheville
  • Richard Theisen Simanke Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v21i29.2617

Resumo

Este artigo se organiza em torno dos eixos da reversibilité e do écart no contexto das críticas antirromânticas da modernidade em Baudelaire e Merleau-Ponty. Mais especificamente, eu proponho as seguintes teses: 1) O realismo antirromântico de Baudelaire possui notáveis paralelos com o pensamento tardio de Merleau-Ponty. 2) A obra tardia de Merleau-Ponty pode ser lida como uma apropriação ontológica do antirromantismo de Baudelaire, no seu desenvolvimento dos conceitos de reversibilité e écart. Por fim, 3) reconhecer os aspectos baudelaireanos do pensamento ontológico de Merleau-Ponty revela seu horizonte crítico (social e político) e tem implicações para nossa própria situação crítica com relação à modernidade.

 

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Publicado

2009-05-04

Como Citar

H. Davis, D., & Theisen Simanke, R. (2009). O FILÓSOFO DA VIDA MODERNA: BAUDELAIRE, MERLEAU-PONTY E A ARTE DA CRÍTICA FENOMENOLÓGICA. Revista De Filosofia Aurora, 21(29), 503–529. https://doi.org/10.7213/rfa.v21i29.2617

Edição

Seção

Fluxo contínuo