Michel Foucault e a obediência da carne Cristã
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.32.055.AO03Palavras-chave:
Michel Foucault, As confissões da carne, carne, obediência, vontadeResumo
Este artigo investiga a dimensão política do que Michel Foucault chama a "experiência da Carne", baseando-se na obra maior póstuma do filósofo francês História da sexualidade 4, As confissões da carne (Les Aveux de la chair). Para isso, o artigo se concentra na pesquisa de Foucault sobre o relato cristão da obediência. Em particular, o artigo analisa a íntima interação conceitual entre obediência e vontade na investigação de Foucault sobre João Cassiano e Santo Agostinho. A primeira parte do artigo aborda o principal diagnóstico de Foucault sobre o relato da obediência de Cassiano. Segundo este relato, na vida monástica, a obediência perfeita requer que os indivíduos renunciem à sua própria vontade. A segunda parte do artigo tem seu foco na análise de Foucault da teoria da libido de Santo Agostinho. Para Agostinho, a condição de obediência, em particular a obediência às regras sexuais, depende do bom uso que os indivíduos fazem da sua própria vontade. As conclusões do artigo destacam o papel crucial da interação entre obediência e vontade, de modo a possibilitar compreender a forma de governamentalidade construída pela experiência cristã da carne.Downloads
Referências
CASSIEN, J. Conférences I et II. Introduction, traduction et notes par Dom E. Pichery, Paris, Cerf (Sources chrétiennes), 2008-2009.
CASSIEN, J. Institutions cénobitiques. Introduction, traduction et notes par J-C Guy. Paris : Cerf (Sources chrétiennes), 2001.
CHEVALLIER, P. Michel Foucault et le christianisme. Lyon : ENS Éditions, 2011.
COLOMBO, A. "L'expérience des Pères: Les Aveux de la chair de Michel Foucault et la formation de l'expérience de la chair", Revue théologique de Louvain (no prelo).
COLOMBO, A. “Michel Foucault y el hombre de deseo: Las Confesiones de la carne y los límites de la Historia de la sexualidad”, Revista Anales del Seminario de Historia de la Filosofía, v. 37, n. 1, p. 123-135, 2020.
ÉVAGRE LE PONTIQUE. Traité pratique I. Introduction par A. et C. Guillaumont. Paris : Cerf (Sources chrétiennes), 1971.
FOUCAULT, M. Du gouvernement des vivants. Cours au Collège de France 1979-1980. Paris: Seuil/Gallimard, 2012a.FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité 1. La volonté de savoir. Paris: Gallimard, 1976.
FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité 2. L'Usage des plaisirs. Paris: Gallimard, 1984a.
FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité 3. Le souci de soi. Paris: Gallimard, 1984b.
FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité 4. Les aveux de la chair. Paris: Gallimard, 2018.
FOUCAULT, M. Le courage de la vérité. Cours au Collège de France 1984. Paris: Seuil/ Gallimard, 2009.
FOUCAULT, M. Le gouverment de soi et des autres. Cours au Collège de France 1982-1983. Paris: Seuil/Gallimard, 2008.
FOUCAULT, M. Mal faire, dire vrai. Fonctions de l'aveu en justice. Cours de Louvain de 1981. Louvain-la-neuve: Presses universitaires de Louvain/University of Chicago Press, 2012b.
FOUCAULT, M. L’origine de l’herméneutique de soi. Conférences prononcées à Dartmouth College, 1980. Édition établie par H-P Fruchaud et D. Lorenzini. Paris: Vrin, 2013.
HAN, B. L’ontologie manquée de Michel Foucault (Krisis). Grenoble : Éditions Jérôme Millon, 1998.
Saint AUGUSTIN. La Cité de Dieu. In : OEuvres de saint Augustin. Introduction générale et notes par G. Bardy, traduction par G. Combés. Paris : Desclé de Brouwer et cie, Bibliothèque augustinienne, 1959.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.