LEVINAS E KANT: UM ESTUDO A PARTIR DA AUTONOMIA E HETERONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2536Resumo
Este estudo reúne o pensamento de dois grandes fi lósofos que são apreciados pela crítica fi losófi ca, Levinas e Kant. Sendo dois ícones da história da Filosofi a, o pensamento é extremamente complexo e vasto. Habitualmente estes dois grandes pensadores são mencionados pela similaridade dos temas que desenvolveram, ou seja, a moral, ética e religião. Nesta pesquisa levarei em consideração estes pontos no segundo momento, já que no primeiro estarei focado na constituição do sujeito. Lembro que, a finalidade desta pesquisa não é fazer um estudo comparativo, mas a forma como os fi lósofos desenvolveram seus pensamentos sobre a autonomia e a heteronomia. Assim, aparecerão alguns pontos convergentes e divergentes. O sujeito kantiano é constituído por uma vontade autônoma. A autonomia da razão pode determinar-se e atuar à base dos imperativos. Kant estabelece a moral (razão) como fundamento para a relação do indivíduo com Deus, de modo que a religião e Deus estão subordinados à autonomia da razão prática, por isso o seu projeto, a religião dentro dos limites da razão. Já Levinas, um judeu pensador inspirado na filosofia grega e na literatura talmúdica, defende que a relação com o totalmente outro está alicerçada na heteronomia.Downloads
Referências
CHALIER, C. Pour une morale au-delà du savoir. Kant et Levinas. Paris: Editions Albin Michel S.A., 1998.
DELBOS, V. La philosophie pratique de Kant. Paris: Presses Universitaires de France, 1969.
FORTHOMME, B. Une philosophie de la transcendance. La méthaphysique d’Emmanuel Lévinas. Paris: La Pensée Universelle, 1979.
GONZALEZ, R. A. G. ¿Intuición o Responsabilidad? La constitución ética de la subjetividad en E. Levinas. In: SEMINARIO DE METAFISICA, 19., 1984, Madrid. Anales... Madrid: Seminario de Metafi sica, 1984.
GREEF, J. Éthique, réfl exion et histoire chez Levinas. Revue philosophique de Louvain, v. 67, n. 8 , p. 431-460, 1969.
IGREJA CATÓLICA. Papa. Benedicto XVI. Spe Salvi: carta encíclica. Madrid: Biblioteca de autores cristianos, 2007. Documentos pontifícios.
KANT, I. Fundamentación de la metafísica de los costumbres. Tradução de M. García Morente. Méjico: Porrúa, 1975.
KANT, I. La religión dentro de los límites de la mera razón. Tradução de José María Quintana Cabanas. Barcelona: PPU, 1989.
LACROIX, J. Panorama de la philosophie française contemporaine. Paris: Presses Universitaires de France, 1966.
LEVINAS, E. Totalité et Infi ni: essai sur l’extériorité. Den Haag: M. Nijhoff, 1961.
LEVINAS, E. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. Den Haag: M. Nijhoff, 1974.
LEVINAS, E. Hors sujet. Montpellier: Fata Morgana, 1987.
LEVINAS, E. Dieu, la mort et le temps. Paris: L’Herne, 1991.
POCHE, F. Chronique d’éthique, analyse du livre de Catherine Chalier Pour une morale au-delà du savoir, Kant et Levinas. Revue d’éthique et de théologie morale Le supplément, v. 17, n. 9, p. 19-23, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.