DESMENTINDO AS FALSAS COMPARACÕES: DO CORPO PERCEPTIVO AO CORPO FANTASMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2527Resumo
As verdadeiras comparações precisam, primeiro, ressaltar o que opõe os comparados. A partir das suas respectivas relações à atestação, defi nições epistemológicas e vínculos com uma clínica, a psicanálise e a fenomenologia parecem opostas de vários modos. Porém, Merleau-Ponty as aproxima, nas suas conceituações do corpo vivido e do afeto. Todavia, as duas disciplinas se revelam muito díspares com respeito ao corpo perceptivo, secundário para a psicanálise, que teoriza sobre um corpo imaginário primário. Gostaria de examinar aqui as similitudes e divergências entre o corpo fenomenológico merleau-pontyano e o corpo fantasmático freudiano. Se a psicanálise reverte, nas suas teorizações, as categorias fenomenológicas de percepção e imaginação, a fenomenologia permite, entretanto, resolver algumas aporias metafísicas da psicanálise.Downloads
Referências
DAVID-MENARD, M. L’Hystérique entre Freud et Lacan. Corps et langage en psychanalyse. Paris: Editions Universitaires Les jeux de l’inconscient, 1983.
CASTORIADIS, C. Merleau-Ponty et le poids de l’héritage ontologique. Fait et à faire. Paris: Seuil, 1997. p. 157-194.
FÉDIDA, P. Corps du vide et espace de séance. Paris: Jean-Pierre Delarge, 1977.
FREUD, S. Essais de psychanalyse. Tradução de sous la direction de Jean Laplanche. Paris: Payot, 1982. Publicado originalmente em 1915-1923.
FREUD, S. Résultats, idées, problèmes II. Paris: PUF, 1985. Publicado originalmente em 1921-1938.
FREUD S. Standard Edition das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969-1980. 1 CD-ROM.
GREEN, A. Du comportement à la chair: itinéraire de Merleau-Ponty. Critique, n. 211, p. 1017-1046, 1964.
GREEN, A. Le Discours vivant. Paris: PUF, 1973.
GREEN, A. Sur la discrimination et l’indiscrimination affect-représentation. Revue Française de Psychanalyse, Tome 63, n. 1, p. 217-271, 1999.
LACAN, J. Ecrits. Paris: Seuil, 1966.
MERLEAU-PONTY, M. La Structure du comportement. Paris: PUF, 1942.
MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945.
MERLEAU-PONTY, M. Préface à L’OEuvre de Freud, A. Hesnard. Paris: Payot, 1960a.
MERLEAU-PONTY, M. Signes. Paris: Gallimard, 1960b.
MERLEAU-PONTY, M. Le Visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1960c.
MERLEAU-PONTY, M. Parcours deux, 1951-1961. Paris: Verdier, 2000.
DA PENHA VILLELA-PETIT, M. Le Tissu du réel. Essai sur l’ontologie de Merleau-Ponty. In: COLETTE, J. et al. Maurice Merleau-Ponty, le psychique et le corporel. Paris: Aubier, 1988. p. 89-114.
PONTALIS J.-B. Présence, entre les signes, absences. L’Arc, Merleau-Ponty, p. 56-66, 1971.
PONTALIS J.-B. La Position du problème de l’inconscient chez Merleau-Ponty. In: PONTALIS J.-B. Après Freud. Paris: Gallimard, 1993. p. 76-97.
RICOEUR, P. De l’Interprétation: essai sur Freud. Paris: Seuil, 1965.
SHAKESPEARE, W. The ilustrated stratford Shakespeare. Londres: Chancellor Press, 1994.
SCHNEIDER, M. Philosopher après Freud. In: ENCYCLOPEDIE PHILOSOPHIQUE UNIVERSELLE. L’Univers philosophique. Paris: PUF, 1998. Tome 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.