PESSOA, EXISTÊNCIA E FENOMENOLOGIA: NOTAS SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PERSONALISMO DE EMMANUEL MOUNIER

Autores

  • Adão José Peixoto Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2518

Resumo

O propósito deste artigo é discutir o personalismo de Emmanuel Mounier, especialmente suas concepções sobre pessoa e existência e sua relação com a fenomenologia. Mounier não escreveu sobre a fenomenologia e nem afi rmou a vinculação de seu pensamento a essa perspectiva filosófica. Entretanto, é possível perceber que sua fi losofi a foi fortemente influenciada pelas ideias fenomenológicas. O personalismo é uma fi losofi a que afi rma o valor da pessoa enquanto valor absoluto. O absoluto aqui é entendido enquanto fim que dá sentido a toda organização política e social. A existência humana é o ponto de partida e o postulado fundamental do personalismo. Isto significa que há, nessa perspectiva, uma prioridade da existência sobre a natureza humana, entendendo-se esta como um dado “ontológico defi nitivo”. Esta postura é uma exigência de reformulação epistemológica, que signifi ca, no interior do personalismo, a tentativa de elaboração de uma fenomenologia da existência, situada entre o objetivismo radical da ciência e o subjetivismo da metafísica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAIGNE, H. Que é o personalismo. In: DOMENACH, J-M. et al. (Org.). Presença de Mounier. Tradução de Maria Lúcia Moreira. São Paulo: Duas Cidades, 1969.

MOIX, C. O pensamento de Emmanuel Mounier. Tradução de Frei Marcelo L. Simões. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

MOSQUERA, J. J. M. Atualidade pedagógica e relevância humana na obra de Emmanuel Mounier. Revista Filosófi ca Brasileira, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 31-39, 1990.

MOUNIER, E. O personalismo. Tradução de João Bérnard da Costa. São Paulo: Duas Cidades, 1964.

MOUNIER, E. Obras completas. Traducción de Carlos Díaz et al. Salamanca, España: Sígueme, 1990. tomo III.

MOUNIER, E. Obras completas. Traducción de Juan Carlos Vila et al. Salamanca, España: Sígueme, 1992. tomo I.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Freitas Bastos, 1971.

SEVERINO, A. J. Pessoa e existência: iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounier. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1983.

REZENDE, A. M. de. Concepção fenomenológica de educação. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1990.

Downloads

Publicado

2010-05-03

Como Citar

Peixoto, A. J. (2010). PESSOA, EXISTÊNCIA E FENOMENOLOGIA: NOTAS SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PERSONALISMO DE EMMANUEL MOUNIER. Revista De Filosofia Aurora, 22(31), 455–468. https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2518

Edição

Seção

Dossiê