MODALIDADES PSÍQUICAS IRREDUTÍVEIS: LEVINAS E A NEGAÇÃO ORIGINÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2503Resumo
O artigo examina a ambiguidade do conceito fenomenológico de modalidade segundo Levinas. Primeiramente, considera-se a tese atribuída a Heidegger segundo a qual o sujeito humano é uma modalidade da manifestação do ser. O conceito husserliano de consciência intencional também será interpretado segundo esta tese. Em seguida, examinam-se as modalidades psíquicas irredutíveis descobertas e descritas pela própria fenomenologia husserliana. O psiquismo irredutível, cujo acesso é dado pelo método fenomenológico, não é modalidade do ser, mas do outramente que ser. Entretanto, a chave para compreender este psiquismo é o fenômeno originário da negação. Na nossa perspectiva, a tese de Levinas não se encontra tão distante da tese de Husserl, embora a diferença entre os dois fi lósofos deva ser preservada.Downloads
Referências
FRANCK, D. L’un-pour-l’autre. Levinas et la signifi cation. Paris: PUF, 2008.
HEGEL, G. W. F. Précis de l’encyclopédie des sciences philosophiques. Tradução de Jean Gibelin. Paris: Vrin, 1987.
HEIDEGGER, M. Qu’est-ce que la métaphysique? (Questions I et II). Paris: Gallimard, 1968.
HUSSERL, E. Expérience et jugement. Tradução de Denise Souche-Dagues. Paris: PUF, 1970.
HUSSERL, E. Leçons pour une phénoménologie de la conscience intime du temps. Tradução de Henri Dussort. Paris: PUF, 1996.
HUSSERL, E. Idéias para uma fenomenologia pura e para uma fi losofi a fenomenológica. Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida, SP: Artes e Letras, 2006.
LEVINAS, E. Dieu, la mort er le temps. Paris: Grasset, 1993.
LEVINAS, E. En découvrant l’existence avec Husserl et Heidegger. Paris: Vrin, 1994.
LEVINAS, E. Altérité et transcendance. Montpellier: Fata Morgana, 1995.
LEVINAS, E. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. Paris: Le Livre de Poche, 1996.
LEVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Vozes, 1997.
LEVINAS, E. De Deus que vem à idéia. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis: Vozes, 2002.
ROLLAND, J. Parcours de l’autrement. Paris: PUF, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.