Sobre a possibilidade de uma pragmática histórico-crítica do sujeito em Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.30.051.AO03Palavras-chave:
Crítica, Pensamento, Filosofia, Pragmática, ÉticaResumo
Neste artigo, identificamos uma modalidade específica de pragmática no pensamento de Michel Foucault, especialmente em sua arqueologia do saber dos anos 1960 e em sua genealogia dos processos de subjetivação dos anos 1980. Trata-se de uma pragmática histórico-crítica segundo a qual o sujeito jamais é algo dado, o pensamento é entendido como ação, o discurso é considerado uma prática, a história é problematizada como ficção e a liberdade é pensada como um jogo.
Downloads
Referências
DELEUZE, G. Foucault. Paris: Les editions de Minuit, 1986.
DELEUZE, G. Qu’est-ce qu’un dispositif? In: CANGUILHEM, G. (Org.). Michel Foucault philosophe. Rencontre Internationale. Paris: Seuil, 1988. p. 185-195.
DELEUZE, G. A vida como obra de arte. In: Conversações: 1972-1990. Trad. bras. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. p. 118-126.
FOUCAULT, M. Notice historique. In: KANT, E. Anthropologie du point de vue pragmatique. Paris: Vrin, 1994. p. 7-10.
FOUCAULT, M. Michel Foucault: Introduction à l’Anthropologie de Kant (Genèse et structure d’Anthropologie de Kant). Ed. Frédéric Gros, Daniel Defert e François Ewald. Paris: Vrin: 2008.
FOUCAULT, M. Gênese e estrutura da Antropologia de Kant. Trad. Salma Tannus Muchail e Márcio Alves da Fonseca. São Paulo: Loyola, 2011.
FOUCAULT, M. Naissance de la clinique. 5. ed. Paris: Quadriage/Presses Universitaires de France, 1997.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FOUCAULT, M. L’archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969.
FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité, 2: L’usage des plaisirs. Paris: Gallimard, 1984.
FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité, 4: Les aveux de la chair. Paris: Gallimard, 2018.
FOUCAULT, M. Du gouvernement des vivants: cours au Collège de France (1980). Dir. François Ewald e Alessandro Fontana, ed. Michel Sennellart. Paris: Gallimard, 2012.
FOUCAULT, M. Dits et écrits, II. Ed. François Ewald, Daniel Defert, colab. Jacques Lagrange. Paris: Quarto/Gallimard, 2001.
GROS, F. Situation du cours. In: FOUCAULT, M. Le courage de la vérité. Paris: Gallimard, 2009. p. 314-328.
JAMES, W. Segunda Conferência: o que significa pragmatismo? In: Os pensadores, XL. Trad. Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 11-37.
KANT, I. Anthropologie du point de vue pragmatique. Trad. Michel Foucault. 3. ed. Paris: Vrin, 1994.
LE BLANC, G. La pensée Foucault. Paris: Ellipses, 2006.
NEGRI, A. Um novo Foucault: uma entrevista. In: NEGRI, A. Quando e como eu li Foucault. Org. Mario A. Marino. São Paulo: N-1 edições, 2016. p. 15-16.
RAJCHMAN, J. Foucault pragmático. In: PORTOCARRERO, V.; CASTELO BRANCO, G. (Org.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 68-87.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.