“Nova Síntese”: um diálogo inacabado entre Pinker e Fodor
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v22i30.2236Resumo
“Nova Síntese”, ou psicologia evolucionista, é a conjunção entre Teoria Computacional da Mente e biologia evolucionista, indicada por Pinker como uma alternativa viável para compreender o funcionamento da mente. Pinker procura sustentar a tese de que a mente humana é um sistema de órgãos resultantes da seleção natural que funcionam computacionalmente. Apoiado em Chomsky, Pinker revela sua concepção inatista de mente, a qual, de certa forma, também é compartilhada por Fodor. Todavia, Fodor considera que a síntese entre Teoria Computacional da Mente e biologia evolucionista não produz resultados significativos, pois é incapaz de explicar aspectos globais da mente humana, tais como a abdução. Este trabalho apresenta as divergências entre Pinker e Fodor quanto às possíveis contribuições da psicologia evolucionista para a compreensão da mente, tendo por objetivo identificar, à luz de tal debate, os atuais desafios da ciência cognitiva.Downloads
Referências
ANDLER, D. (Org.). Introdução às ciências cognitivas. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1988.
BUSS, D. M. The great struggles of life: Darwin and the emergence of evolutionary psychology. American Psychologist, v. 64, n. 2, p. 140-148, 2009.
CANDIOTTO, K. B. B. Fundamentos epistemológicos da teoria modular da mente de Jerry A. Fodor. Trans/Form/Ação, v. 31, n. 2, p. 119-135, 2008.
CHURCHLAND, P. M. Matéria e consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: UNESP, 2004.
DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: EDUSP, 2001. (Coleção O homem e a ciência).
FODOR, J. A. The language of thought. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1975.
______. The modularity of mind. Cambridge, MA: MIT Press, 1983.
______. The mind doesn’t work that way: the scope and limits of computational psychology. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.
______. Reply to Steven Pinker ‘So how does the mind work?’ Mind &
Language, v. 20, n. 1, p. 25-32, 2005. Disponível em: <http://pinker.wjh.harvard.edu/articles/papers/So_How_Does_The_Mind_Work.pdf>. Acesso em: 10 out. 2009.
GARDNER, H. A nova ciência da mente. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2003.
McGINN, C. Can we solve the mind-body problem? Mind, v. 98, n. 391, p. 349-366, 1989.
______.The problem of consciousness: essays towards a resolution. Oxford: Blackwell, 1991.
PINKER, S. Como a mente funciona. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______. Tabula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
______. Do que o pensamento é feito. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
______. So how does the mind work? Mind & Language, v. 20, n. 1, p. 1-24, 2005, Disponível em:<http://pinker.wjh.harvard.edu/articles/papers/So_How_Does_The_Mind_Work.pdf>. Acesso em: 20 out. 2009.
TURING, A. Computing machinery and intelligence. In: ANDERSON, A. Minds and machines: contemporary perspectives in philosophy. New Jersey: Prentice Hall NJ, 1964. p. 4-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.