Reducionismo e o experimento mental da duplicação humana
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v22i30.2218Resumo
Examina-se o experimento mental da duplicação humana, apontando-sediferentes posições com relação aos resultados possíveis do experimento.
Uma primeira posição defende a superveniência, quer da perspectiva reducionista, quer da emergentista, visões essas que são comparadas. Certos
aspectos morais do experimento mental são então considerados, especialmente
em relação à ideia da morte. Tomando-se então o reducionismo como hipótese de trabalho, sugerem-se duas possibilidades para a investigação do problema difícil dos qualia: a postulação de algum novo tipo de interação física, e a postulação de uma contraintuitiva lei de escala. Uma possibilidade deste último caso levaria a uma violação da superveniência.
Downloads
Referências
ANDERSON, P. W. More is different. Science, v. 177, n. 4047, p. 393-396, 1972.
CHALMERS, D. J. The conscious mind. Oxford: Oxford University Press, 1996.
CRICK, F. The astonishing hypothesis. New York: Scribner’s, 1994.
KIM, J. Emergence: core ideas and issues. Synthese, v. 151, p. 547-559, 2006.
LANGE, F. A. The history of materialism. New York: Arno Press, 1974. Originalmente publicado em 1866.
LEVINE, J. Materialism and qualia: the explanatory gap. Pacific Philosophical Quarterly, v. 64, p. 354-361, 1983.
PARFIT, D. Reasons and persons. Oxford: Oxford University Press, 1984.
PESSOA Jr., O. Fisicalismo redutivo e sondas epistemológicas. In: ENCONTRO DA REDE PARANAENSE DE PESQUISA EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, 3., 2005,Curitiba. Anais... Curitiba: SCHLA/UFPR, Curitiba, 2005. p. 179-190.
______. O dogmatismo científico de tradição materialista. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 41-57.
STEPHAN, A. Emergence, irreducibility, and downward causation. Grazer Philosophische Studien, v. 65, p. 77-93, 2002.
THE 6th Day. Director: Roger Spottiswoode. Los Angeles: Phoenix Pictures, 2000. 1 DVD (123 min.), Son., Color.
Van GULICK, R. Reduction, emergence, and other recent options on the mind/body problem: a philosophic overview. Journal of Consciousness Studies, v. 8, n. 9/10, p. 1-34, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.