Edith Stein e a Filosofia de Platão
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.29.048.DS07Palavras-chave:
Edith Stein. Fenomenologia. Platão. Ontologia. Idealidade.Resumo
Este artigo tem por objetivo pôr em evidência a conexão entre o pensamento de Stein e a filosofia de Platão. A hipótese a respeito desta relação leva em conta o esquema descrito por Stein em Ser finito e ser eterno, quando ela examina a conexão conceitual entre Aristóteles e Platão e expõe uma visão geral sobre os diferentes significados de οὐσία e ὄν. Neste mapa conceitual, Stein nos mostra que a expressão platônica ὄντως ὄν é equivalente a εἶδος, e ela deve ser considerada um fundamento para οὐσία e λόγος νοήτος. A análise desta conexão nos mostra que o caminho de Stein para a filosofia de Platão coloca seu projeto fenomenológico na mesma perspectiva da fenomenologia transcendental de Husserl, na qual as idealidades exercem um papel significativo para a constituição do mundo objetivo.
Downloads
Referências
BURNET, I. (Ed.). Platonis Opera I-V. Oxford, 1900-1907.
HEIDEGGER, M. Nietzsche. Erster Band. 1. ed. Günther Neske Pfullingen, 1961.
HEIDEGGER, M. Nietzsche I. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
KORELC, M. O debate “realismo versus idealismo” em Husserl e Edith Stein. In: MAHFOUD, M.; SAVIAN FILHO, J. Diálogos com Edith Stein: Filosofia, Psicologia e Educação. São Paulo: Paulus, 2017. p. 161-202.
MURACHCO, H.; MAIA JR., J.; SANTOS, J. T. (Ed.). Platão. Sofista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
NUNES, C. A. (Ed.). Platão. A República. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2000.
NUNES, C. A. (Ed.). Platão. Teeteto/Crátilo. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2001.
SANTOS, G. L. O caráter intermediário da Matemática e o estatuto ontológico de seus elementos segundo Platão e Aristóteles. Archai. Revista sobre as Origens do Pensamento Ocidental, n. 19, jan./abr., p. 129-166, 2017.
SAVIAN FILHO, J. Idealismo e Realismo em Edith Stein. Revista Filosófica São Boaventura, v. 7, n. 1, Curitiba, p. 11-28, 2014.
SAVIAN FILHO, J. Edith Stein para além do debate “idealismo versus realismo”: notas de um estudo em construção. MAHFOUD, M.; SAVIAN FILHO, J. Diálogos com Edith Stein: Filosofia, Psicologia e Educação. São Paulo: Paulus, 2017. p. 203-255.
STEIN, E. Endliches und ewiges Seins; Versuch eines Aufstiegs zum Sinn dês Seins. Edith Steins Werke, Band II. Louvain: E. Nauwelaerts; Freiburg: Herder, 1950.
STEIN, E. Potenz und Akt. Studien zu einer Philosophie des Seins. Freiburg; Basel; Wien: Herder, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.