Entre ficcionalidade e objetivismo: o caso clínico como locus de elaboração conceitual do material fatual
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v23i33.1537Resumo
O artigo trata da relação entre clínica e metapsicologia a partir da discussão do papel do caso clínico na elaboração conceitual freudiana. Parte da exposição de duas perspectivas distintas na consideração do papel do caso clínico, uma que o toma como ficção e outra que valoriza a recolha de dados brutos. Mostra, na sequência, que em Freud não se trata nem de ficção nem de empiria pura, mas que o caso clínico teria como função introduzir um domínio epistêmico novo. Por fim, analisa algumas ideias de Freud, segundo as quais pressuposições e hipóteses teóricas encontrar-se-iam indissoluvelmente entrelaçadas com os dados clínicos, de modo que o caso clínico pode ser considerado como lugar de elaboração conceitual do material fatual na construção da metapsicologia.Downloads
Referências
ASSOUN, P.-L. Introduction à l’épistemologie freudienne. Paris: Payot, 1981.
CHALMERS, A. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
EDELSON, M. Hypothesis and evidence in psychoanalysis. Chicago: The University of Chicago Press, 1984.
EDELSON, M. Psychoanalysis: a theory in crisis. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.
FREUD, S. Triebe und Triebschicksale. In: FREUD, S. Sigmund Freud
Gesammelte Werke. Frankfurt: S. Fischer, 1967.
FREUD, S. A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess, 1887-1904. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
FREUD, S. Señorita Elisabeth Von R. (Freud). In: FREUD, S. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 2007a.
FREUD, S. La interpretación de los sueños. In: FREUD, S. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 2007b.
FREUD, S. De la historia de una neurose infantil. In: FREUD, S. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 2007c.
HANSON, N. R. Patterns of discovery: an inquiry into the conceptual foundations of science. Cambridge: Cambridge University Press, 1958.
HAYNAL, A. A técnica em questão: controvérsias em psicanálise de Freud e Ferenczi a Michael Balint. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.
HONDA, H. O caso clínico e a constituição da metapsicologia freudiana. In: LEITE, N. V. de A.; TROCOLI, F. (Org.). Um retorno a Freud. Campinas: Mercado de Letras; FAPESP, 2008.
MAHONY, P. J. Quelle valeur accorder aujoud’hui aux cas de Freud? In: FÉDIDA, P.; VILLA, F. (Org.). Le cas en controverse. Paris: PUF, 1999.
RUDELIC-FERNANDEZ, D. Langage du cas: modeles et modalités. In: FÉDIDA, P.; VILLA, F. (Org.). Le cas en controverse. Paris: PUF, 1999.
SOUZA, E. L. A. de. (A vida entre parênteses): o caso clínico como ficção. Psicologia Clínica, v. 12, n. 1, p. 11-20, 2000.
WIDLÖCHER, D. Le cas, au singulier. Nouvelle Revue de Psychanalyse, n. 42, p. 285-302, 1990.
WIDLÖCHER, D. Um caso não é um fato. In: WIDLÖCHER, D. Livro anual de psicanálise X. São Paulo: Escuta, 1996.
WIDLÖCHER, D. La méthode du cas unique. In: FÉDIDA, P.; VILLA, F. (Org.). Le cas en controverse. Paris: PUF, 1999. p. 191-200.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.