Constituição identitária de adolescentes em situação de vulnerabilidade social: tensões entre inclusão e exclusão

Autores/as

  • Janice Strivieri Souza Moreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0003-1274-4157
  • Jessica Adriane Pianezzola da Silva Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Grupo de pesquisa: Políticas Públicas Direitos Humanos e Formação de Professores
  • Ana Maria Eyng Docente Programa de Pós-Graduação em Educação PUCPR Líder do Grupo de pesquisa Políticas Públicas Direitos Humanos e Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.106.AO02

Palabras clave:

políticas públicas, vulnerabilidade social, crianças e adolescentes, construção de identidade social.

Resumen

O artigo tece reflexões sobre o cenário de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, entendendo que normativas atuais inegavelmente devem estar alinhadas à Doutrina da Proteção Integral. Entretanto, o estudo da aplicação de políticas evidencia uma perspectiva excludente que esboça a expressão sintomática da violação de direitos. Avaliações e intervenções com esta população parecem apresentar contradições que podem tornar as práticas sociais voltadas a garantia de direitos incongruentes e mantenedoras de um estigma identitário, reforçando processos de exclusão advindos de violações de direito.  Para que tal estudo tomasse forma reflexiva, propôs-se como metodologia de estudo, a análise documental dos dados de três programas brasileiros que fizeram parte de um estudo empírico internacional que investigou diferentes programas voltados à garantia de direitos de crianças e adolescentes. Como conclusões, pode-se perceber a necessidade de um pensamento crítico via práticas contra hegemônicas potencialmente emancipatórias, que ultrapassem a visão dicotômica e fragmentada que mantêm paradoxos (como o incluir excluindo) e contradições tanto nas práticas quanto em seus resultados.

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Biografía del autor/a

Janice Strivieri Souza Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Docente da Escola Ciências da vida- graduação em Psicilogia e Cursos de Pós Graduação

Docente Escola de Direito

Area de atuação- Psicologia clínica e Psicologia Jurídica

Citas

Autora 3 (2019) - incluir referência após a avaliação por pares.

Autora 1(2018) – incluir referência após a avaliação por pares.

Autora 1 (2020) – incluir referência após a avaliação por pares.

Autores 2 (2021) – incluir referência após a avaliação por pares

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Publicado

2021-10-20

Cómo citar

Moreira, J. S. S., Pianezzola da Silva, J. A., & Eyng, A. M. (2021). Constituição identitária de adolescentes em situação de vulnerabilidade social: tensões entre inclusão e exclusão. Psicologia Argumento, 39(106), 768–791. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.106.AO02