Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Argumento é uma publicação trimestral do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente disponível somente online, vem divulgando desde 1982 trabalhos científicos visando colaborar com a atuação e formação de psicólogos e profissionais de áreas afins. Atendendo ao avanço da Psicologia, a Revista Argumento divulga trabalhos empíricos, revisões sistemáticas e teóricas inovadores de estudantes, profissionais e pesquisadores da área. 

Objetivo

Publicar manuscritos originais de todas as áreas da psicologia, organizados em números que contemplam temas atuais ou temáticos, sejam esses inovadores ou clássicos.

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito será aceito para análise pressupondo-se que: (a) o mesmo trabalho não foi publicado e nem está sendo submetido para publicação em outro periódico; (b) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento com vistas à publicação na revista Psicologia Argumento; (c) os autores seguiram todos os procedimentos éticos recomendados pelos padrões adotados pela Revista.

A primeira avaliação do trabalho é realizada pela Direção da revista Psicologia Argumento, através de uma análise da adequação do manuscrito às normas da Revista. Os manuscritos que não forem adequados ao escopo da revista, terão sua tramitação arquivada e os autores serão informados.

Os trabalhos que atenderem às normas serão enviados para o Conselho Editorial e para dois consultores ad hoc. A avaliação adotará procedimento de revisão duplo-cego. A identidade dos autores e suas afiliações institucionais não será revelada aos revisores. Da mesma forma, a identidade dos avaliadores não será relatada aos autores. Em caso de pareceres contraditórios, o manuscrito será enviado para um terceiro consultor ad hoc. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus manuscritos.

Pequenas modificações no texto poderão ser realizadas pelo Conselho Editorial da Revista Psicologia Argumento. 

Plágio: Copiar um texto ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui plágio. Os autores devem garantir que não haja plágio nos seus artigos. A revista Psicologia Argumento utiliza softwares de detecção de plágio para avaliação dos artigos submetidos. Em caso de identificação ou suspeita de plágio serão seguidos os procedimentos propostos pelo Commitee of Publication Ethics (COPE -   Plagiarism Flowchart).

 

 


Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexação


Os artigos publicados na revista Psicologia Argumento encontram-se indexados em:

A comissão editorial está requisitando a indexação da revista nas seguintes bases de dados, para 2020:

Histórico do periódico

A revista Psicologia Argumento encontra-se com submissão aberta. Atualmente a revista é classificada como B2 pelo Qualis 2017.

A revista Psicologia Argumento não cobra taxa de submissão e publicação de artigos.