Caminhos da formação pedagógica do professor universitário.
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO01Palabras clave:
Educação superior, Formação docente, Prática pedagógica.Resumen
As mudanças acontecem em escala mundial, podendo ser apontados, entre elas, o avanço da tecnologia da informação e comunicação, a globalização e a inovação, afetando muitas áreas, a exemplo da educação. Diante desse cenário, buscou-se investigar o seguinte problema: quais são as contribuições dos processos formativos dos docentes para uma prática pedagógica que corresponda às necessidades do mundo contemporâneo? Teve-se como objetivo identificar se os professores tiveram aproximações com os fundamentos didático-pedagógicos, analisando dados das formações formais e do desenvolvimento profissional, identificando bases para uma prática pedagógica contemporânea. Sustentados por uma abordagem qualitativa, com opção metodológica do estudo de caso, os dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas com nove professores de um centro universitário de Curitiba-PR. Os estudos revelaram que os professores pesquisados constroem seus conhecimentos didático-pedagógicos em geral nos cursos de especialização, sendo complementados durante a docência, em um processo de reflexão e ação, para adequar a prática pedagógica às necessidades dos alunos e do mundo contemporâneoDescargas
Citas
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Behrens, M. A. (2005). O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes.
Candau, V. M. (Org.). (2005). Rumo a uma nova didática (16. ed.). Petrópolis: Vozes.
Chizzotti, A. (2003). Pesquisa em ciências humanas e sociais (6. ed.). São Paulo: Cortez.
Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Huberman, M. (2003). O ciclo de vida profissional dos professores. In A. Nóvoa. Vida de professores. Porto: Porto.
Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. (1968, 28 de novembro). Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Recuperado em 20 de junho, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado em 20 de junho, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.
Libâneo, J. C. (1985). Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola.
Marcelo Garcia, C. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto.
Mizukami, M. G. N. (1986). Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU.
Moraes, M. C. (1997). Paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus.
Moreira, M. A. (1999). Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU.
Morin, E. (1999). Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand.
Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez.
Morin, E. (2001). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Morin, E. (2008). Introdução ao pensamento complexo (3. ed.). Porto Alegre: Sulina.
Nóvoa, A. (1992). Profissão professor. Porto: Porto.
Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. G. (2005). Docência no ensino superior (2. ed.). São Paulo: Cortez.
Resolução CES nº 3, de 5 de outubro de 1999. (1999, 5 de outubro). Fixa condições de validade dos certificados de cursos presenciais de especialização. Recuperado em 20 de junho, 2019, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces03_99.pdf.
Schön, D. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.
Veiga, I. P. (2004). A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez.
Yin, R., & Grassi, D. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos (2. ed.). Porto Alegre: Bookman.
Zabalza, M. (2004). O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.