Caminhos da formação pedagógica do professor universitário.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO01

Keywords:

Educação superior, Formação docente, Prática pedagógica.

Abstract

As mudanças acontecem em escala mundial, podendo ser apontados, entre elas, o avanço da tecnologia da informação e comunicação, a globalização e a inovação, afetando muitas áreas, a exemplo da educação. Diante desse cenário, buscou-se investigar o seguinte problema: quais são as contribuições dos processos formativos dos docentes para uma prática pedagógica que corresponda às necessidades do mundo contemporâneo? Teve-se como objetivo identificar se os professores tiveram aproximações com os fundamentos didático-pedagógicos, analisando dados das formações formais e do desenvolvimento profissional, identificando bases para uma prática pedagógica contemporânea. Sustentados por uma abordagem qualitativa, com opção metodológica do estudo de caso, os dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas com nove professores de um centro universitário de Curitiba-PR. Os estudos revelaram que os professores pesquisados constroem seus conhecimentos didático-pedagógicos em geral nos cursos de especialização, sendo complementados durante a docência, em um processo de reflexão e ação, para adequar a prática pedagógica às necessidades dos alunos e do mundo contemporâneo

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

edna Liz Prigol, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Bolsista da capes no ps doutoramento em educação na PUCPR

Marilda Aparecida Behrens, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Professora titular do programa de pós graduação em educação na Pontificia Universidade Católica do Paraná

References

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Behrens, M. A. (2005). O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes.

Candau, V. M. (Org.). (2005). Rumo a uma nova didática (16. ed.). Petrópolis: Vozes.

Chizzotti, A. (2003). Pesquisa em ciências humanas e sociais (6. ed.). São Paulo: Cortez.

Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Huberman, M. (2003). O ciclo de vida profissional dos professores. In A. Nóvoa. Vida de professores. Porto: Porto.

Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. (1968, 28 de novembro). Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Recuperado em 20 de junho, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado em 20 de junho, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.

Libâneo, J. C. (1985). Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola.

Marcelo Garcia, C. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto.

Mizukami, M. G. N. (1986). Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU.

Moraes, M. C. (1997). Paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus.

Moreira, M. A. (1999). Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU.

Morin, E. (1999). Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand.

Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez.

Morin, E. (2001). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Morin, E. (2008). Introdução ao pensamento complexo (3. ed.). Porto Alegre: Sulina.

Nóvoa, A. (1992). Profissão professor. Porto: Porto.

Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. G. (2005). Docência no ensino superior (2. ed.). São Paulo: Cortez.

Resolução CES nº 3, de 5 de outubro de 1999. (1999, 5 de outubro). Fixa condições de validade dos certificados de cursos presenciais de especialização. Recuperado em 20 de junho, 2019, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces03_99.pdf.

Schön, D. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

Veiga, I. P. (2004). A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez.

Yin, R., & Grassi, D. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos (2. ed.). Porto Alegre: Bookman.

Zabalza, M. (2004). O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.

Published

2020-06-04

How to Cite

Prigol, edna L., & Behrens, M. A. (2020). Caminhos da formação pedagógica do professor universitário. Psicologia Argumento, 38(100), 201–221. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO01

Issue

Section

Articles