Caminhos da formação pedagógica do professor universitário.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO01

Palavras-chave:

Educação superior, Formação docente, Prática pedagógica.

Resumo

As mudanças acontecem em escala mundial, podendo ser apontados, entre elas, o avanço da tecnologia da informação e comunicação, a globalização e a inovação, afetando muitas áreas, a exemplo da educação. Diante desse cenário, buscou-se investigar o seguinte problema: quais são as contribuições dos processos formativos dos docentes para uma prática pedagógica que corresponda às necessidades do mundo contemporâneo? Teve-se como objetivo identificar se os professores tiveram aproximações com os fundamentos didático-pedagógicos, analisando dados das formações formais e do desenvolvimento profissional, identificando bases para uma prática pedagógica contemporânea. Sustentados por uma abordagem qualitativa, com opção metodológica do estudo de caso, os dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas com nove professores de um centro universitário de Curitiba-PR. Os estudos revelaram que os professores pesquisados constroem seus conhecimentos didático-pedagógicos em geral nos cursos de especialização, sendo complementados durante a docência, em um processo de reflexão e ação, para adequar a prática pedagógica às necessidades dos alunos e do mundo contemporâneo

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Biografia do Autor

edna Liz Prigol, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Bolsista da capes no ps doutoramento em educação na PUCPR

Marilda Aparecida Behrens, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Professora titular do programa de pós graduação em educação na Pontificia Universidade Católica do Paraná

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Prigol, edna L., & Behrens, M. A. (2020). Caminhos da formação pedagógica do professor universitário. Psicologia Argumento, 38(100), 201–221. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.AO01

Edição

Seção

Artigos