Peregrinos no caminho da esperança

desafios teólógicos e implicações sociopastorais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS01

Palavras-chave:

Esperança, Jubileu de 2025, Papa Francisco, Peregrinos

Resumo

O artigo que aqui apresentamos é motivado pelo Jubileu de 2025 e pelas intenções levantadas pelo papa Francisco na convocação deste Ano Jubilar, chamando a todos e todas para serem peregrinos da esperança. Desta maneira, nosso objetivo é refletir sobre este caminho e apontar desafios e implicações sociopastorais decorrentes deste modo de esperar, condições próprias de uma Igreja que se faz profética e que se compreende em saída e sinodal. Metodologicamente, seguiremos por uma pesquisa bibliográfica, atenta ao magistério recente e na contribuição de autores e autoras, para que, de forma qualitativa, dialética e crítica, possamos avançar com nossa contribuição. Dividiremos o nosso artigo em três partes: primeiramente, trataremos do convite à esperança e no chamado para compreender o tempo em que estamos vivendo. Depois disso, abordaremos os desafios da esperança, situações que nos chegam da sociedade e que nos obrigam a perceber de forma profunda o conteúdo de nossa esperança, que é Cristo, ressuscitado-crucificado. Por fim, trataremos do profetismo da Igreja, característica exigida para este peregrinar em esperança. Entendendo que o contexto atual nos desafia e que a esperança cristã oferece caminhos de abertura, a acolhida deste tempo jubilar nos coloca na condição de serviço e de sermos agentes de transformação, suscitando esperança e sendo suporte para todos aqueles e aquelas que não podem mais esperar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cesar Kuzma, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Teologia e no Curso de Teologia da PUCPR, onde desenvolve projetos de pesquisa com ênfase em Teologia, Ética e Sociedade e é membro do Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética. Procura sempre discernir a partir da visão do cristão-leigo e sua atuação na Igreja e sociedade. Trabalhou como assessor teológico-pastoral na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Comissão do Laicato, 2012-2023) e no CNLB (Conselho Nacional para o Laicato do Brasil). Membro do Conselho do Centro de Gestão de Conhecimento do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho), para 2023-2027. Professor convidado da Universidade Católica Portuguesa, para cursos de pós-graduação (2019). Professor convidado do Cebitepal/CELAM (2018-2020). Professor visitante no Jesuit Institute do Boston College/EUA (2022). Foi presidente da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, de 2016-2022). Membro da CTEWC (Catholic Theological Ethics in the World Church). Membro do Conselho Permanente e do Comitê Internacional e de Metodologias do FMTL/WFTL (Fórum Mundial de Teologia e Libertação). Membro da Eatwot/Asett (Associação dos teólogos do Terceiro Mundo). Em 2024, foi nomeado como membro do Conselho Editorial da Revista Concilium e da Comissão Teológica da Caritas para a América Latina e Caribe. Desenvolve projetos em parceria com a Amerindia (rede de teólogos/as latino-americanos/as). Temas de interesse: Esperança/Performatividade, Ética teológica/Bioética; Questões Sociais/Direitos Humanos; Teologia da Libertação; Laicato/Sinodalidade; Papa Francisco; Política; Migração/Refugiados; Abusos Sexuais e Implicações Ético-Pastorais; Decolonialidade. É palestrante e conferencista em instituições diversas.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Kuzma, C. (2025). Peregrinos no caminho da esperança: desafios teólógicos e implicações sociopastorais. Revista Pistis & Praxis, 17(2), 214–226. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS01