Peregrinos no caminho da esperança

desafios teólógicos e implicações sociopastorais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS01

Palabras clave:

Esperança, Jubileu de 2025, Papa Francisco, Peregrinos

Resumen

O artigo que aqui apresentamos é motivado pelo Jubileu de 2025 e pelas intenções levantadas pelo papa Francisco na convocação deste Ano Jubilar, chamando a todos e todas para serem peregrinos da esperança. Desta maneira, nosso objetivo é refletir sobre este caminho e apontar desafios e implicações sociopastorais decorrentes deste modo de esperar, condições próprias de uma Igreja que se faz profética e que se compreende em saída e sinodal. Metodologicamente, seguiremos por uma pesquisa bibliográfica, atenta ao magistério recente e na contribuição de autores e autoras, para que, de forma qualitativa, dialética e crítica, possamos avançar com nossa contribuição. Dividiremos o nosso artigo em três partes: primeiramente, trataremos do convite à esperança e no chamado para compreender o tempo em que estamos vivendo. Depois disso, abordaremos os desafios da esperança, situações que nos chegam da sociedade e que nos obrigam a perceber de forma profunda o conteúdo de nossa esperança, que é Cristo, ressuscitado-crucificado. Por fim, trataremos do profetismo da Igreja, característica exigida para este peregrinar em esperança. Entendendo que o contexto atual nos desafia e que a esperança cristã oferece caminhos de abertura, a acolhida deste tempo jubilar nos coloca na condição de serviço e de sermos agentes de transformação, suscitando esperança e sendo suporte para todos aqueles e aquelas que não podem mais esperar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cesar Kuzma, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Teologia e no Curso de Teologia da PUCPR, onde desenvolve projetos de pesquisa com ênfase em Teologia, Ética e Sociedade e é membro do Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética. Procura sempre discernir a partir da visão do cristão-leigo e sua atuação na Igreja e sociedade. Trabalhou como assessor teológico-pastoral na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Comissão do Laicato, 2012-2023) e no CNLB (Conselho Nacional para o Laicato do Brasil). Membro do Conselho do Centro de Gestão de Conhecimento do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho), para 2023-2027. Professor convidado da Universidade Católica Portuguesa, para cursos de pós-graduação (2019). Professor convidado do Cebitepal/CELAM (2018-2020). Professor visitante no Jesuit Institute do Boston College/EUA (2022). Foi presidente da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, de 2016-2022). Membro da CTEWC (Catholic Theological Ethics in the World Church). Membro do Conselho Permanente e do Comitê Internacional e de Metodologias do FMTL/WFTL (Fórum Mundial de Teologia e Libertação). Membro da Eatwot/Asett (Associação dos teólogos do Terceiro Mundo). Em 2024, foi nomeado como membro do Conselho Editorial da Revista Concilium e da Comissão Teológica da Caritas para a América Latina e Caribe. Desenvolve projetos em parceria com a Amerindia (rede de teólogos/as latino-americanos/as). Temas de interesse: Esperança/Performatividade, Ética teológica/Bioética; Questões Sociais/Direitos Humanos; Teologia da Libertação; Laicato/Sinodalidade; Papa Francisco; Política; Migração/Refugiados; Abusos Sexuais e Implicações Ético-Pastorais; Decolonialidade. É palestrante e conferencista em instituições diversas.

Publicado

2025-08-27

Cómo citar

Kuzma, C. (2025). Peregrinos no caminho da esperança: desafios teólógicos e implicações sociopastorais. Revista Pistis & Praxis, 17(2), 214–226. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS01